Clube

Orgulho Vascaíno: São Januário completa 80 anos neste sábado

Rivais, mordam-se de inveja. Neste sábado, o Vasco comemora 80 anos da inauguração de São Januário. E vale lembrar que dos quatro grandes clubes do estado, o Gigante da Colina é o único que tem um estádio particular. E que estádio!

Nestas oito décadas de vida, São Januário, batizado oficialmente como estádio Vasco da Gama, teve papel importante não apenas esportivamente, mas em acontecimentos políticos e culturais.

No pavilhão vascaíno, o então presidente Getúlio Vargas discursou em algumas ocasiões para milhares de trabalhadores. Houve espaço até para a música de Villa-Lobos e desfiles de escola de samba.

Mas as glórias futebolísticas sobrepõem-se a tudo isso. Maior estádio particular do Rio de Janeiro, São Januário é motivo de orgulho para todos os cruzmaltinos.

Foi construído em tempo recorde (pouco mais de dez meses) e louvado pela imprensa da época quando inaugurado, no dia 21 de abril de 1927. Na ocasião, o Vasco enfrentou o Santos e perdeu por 1 a 0. Mas isso pouco importa.

\"Inaugura-se amanhã o majestoso \"Stadium\" do Vasco da Gama\" Manchete do jornal o Globo na véspera do jogo contra o Santos

Dando um salto no tempo, vale lembrar que foi no gramado do estádio que o Vasco venceu o Barcelona-EQU, no primeiro jogo da final da Copa Libertadores de 1998. E por lá desfilaram os maiores ídolos da história do clube. De Roberto Dinamite a Barbosa, de Edmundo a Ademir Menezes, passando por Romário, Ipojucan e Juninho Pernambucano.

Acompanhe vídeos históricos que, de alguma forma, marcaram os 80 anos do estádio, clicando aqui.




Sob os alicerces da democracia, da igualdade, e do amor incondicional dos torcedores vascaínos, foi construído há 80 anos um estádio que se mistura com a própria história do futebol.

Naquele 21 de abril de 1927, a capital da República parou para ver de perto o presidente Washington Luís descerrar a fita inaugural do mais imponente estádio do continente. Nascia, São Januário. Mas assim como o Santo que lhe dá nome — que foi perseguido pelo imperador Dioclesiano no ano 305, jogado às feras no anfiteatro romano e poupado por elas, mas depois decapitado — para que ele se tornasse uma realidade, foi preciso que pobres, negros e portugueses se unissem para vencer a intransigência e o preconceito dos dirigentes dos anos 20.

Naquela época, o clube crescia de forma vertiginosa e era muito popular, mas era visto com desdém pela aristocracia porque era formado, em sua maior parte, por negros, mulatos e portugueses. Para tentar driblar de forma velada o preconceito, excluíram o clube da Liga sob a alegação de que ele não possuía um estádio.

Diante do pedido, houve uma mobilização sem precedentes na história do futebol. Através da campanha “Dez Mil”, centenas de pessoas conseguiram juntar o dinheiro necessário para que fosse erguido, apenas dez meses e 15 dias depois, o maior estádio do Brasil. A façanha foi ainda maior porque o clube não recebeu nenhuma ajuda do governo estadual ou federal.

No jogo inaugural, o presidente Washington Luís, que não moveu uma palha sequer para ajudar na construção do estádio, teve que engolir em seco e fazer pose para inaugurar a grande obra.

No jogo inaugural, o Vasco perdeu para o Santos, o melhor time da época, por 5 a 3. A honra de marcar o primeiro gol do estádio coube ao atacante Evangelista. Já o primeiro gol vascaíno saiu em uma cabeçada de Negrito. Além deles, Feitiço, Gallego, Omar, Araken, Evangelista novamente, e Pachoal, fizereram os outros gols.

De lá para cá, São Januário passou por inúmeras reformas, mas continua belo e majestoso como na época de sua construção. Tradição e modernidade convivem em harmonia no segundo maior estádio do Rio de Janeiro e o quarto particular do Brasil.

Além do campo de futebol, São Januário possui um Parque Aquático primoroso. Com quatro piscinas, o complexo esportivo tem 8 mil metros quadrados e já sediou até Copas do Mundo de natação. Além disso, a sala de troféus reúne preciosidades como os grandes títulos conquistados ao longo de sua história. História que está mais viva do que nunca em um dia tão especial como hoje. Parabéns, São Januário!

Fonte: ge/Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário