No Brasileirão 2024, os árbitros e videoárbitros foram figuras centrais de decisões e mudanças em grande parte das partidas. Entre os árbitros, três nomes se destacaram no uso do VAR: Alex Gomes Stefano, Ramon Abatti Abel e Rafael Rodrigo Klein.
Nenhum árbitro mudou mais de decisão após a checagem do VAR do que Alex Gomes Stefano. Em seu primeiro ano na elite do futebol brasileiro, o árbitro de 36 anos, que comandou 22 jogos, teve 39 paralisações de jogo e mudou a sua decisão em onze ocasiões.
Árbitros que mais pararam o jogo para escutar o VAR
| Árbitro | Mudanças de decisão |
| Alex Gomes Stefano | 11 |
| Ramon Abatti Abel | 10 |
| Rafael Rodrigo Klein | 9 |
| Bruno Arleu de Araújo | 8 |
| Wilton Pereira Sampaio | 8 |
| Sávio Pereira Sampaio | 7 |
| Matheus Delgado Candançan | 7 |
| Bráulio da Silva Machado | 7 |
| Felipe Fernandes de Lima | 6 |
| Davi de Oliveira Lacerda | 6 |
| Flávio Rodrigues de Souza | 6 |
| Raphael Claus | 6 |
| Luiz Flávio de Oliveira | 6 |
Fonte: Espião Estatístico
Outro árbitro que se destaca no ranking é Ramon Abatti Abel, que foi o recordista de paradas. Em 21 jogos, teve 40 checagens de VAR e foi o segundo no quesito mudanças: dez. Na temporada 2023, Abatti Abel também apareceu entre os árbitros com mais paralisações (44), com sete mudanças em 23 partidas.
Árbitros que mais pararam o jogo para escutar o VAR
| Árbitro | Paralisações | Jogos apitados |
| Ramon Abatti Abel | 40 | 21 |
| Alex Gomes Stefano | 39 | 18 |
| Davi de Oliveira Lacerda | 37 | 22 |
| Matheus Delgado Candançan | 37 | 19 |
| Rafael Rodrigo Klein | 33 | 21 |
| Flávio Rodrigues de Souza | 33 | 16 |
| Bruno Arleu de Araújo | 30 | 20 |
| Wilton Pereira Sampaio | 26 | 19 |
| Raphael Claus | 25 | 18 |
| Felipe Fernandes de Lima | 25 | 14 |
| Wagner do Nascimento Magalhães | 25 | 9 |
Fonte: Espião Estatístico
Ainda sobre 2023, Rafael Rodrigo Klein liderou os rankings de paradas e mudanças. Na edição passada do Brasileirão, o árbitro, que havia apitado 23 partidas, paralisou o jogo 48 vezes, além de alterar a decisão inicial em 13 oportunidades. Já em 2024, os números de paralisações de Klein diminuíram para 33, com nove alterações de decisão nos 21 jogos em que foi a autoridade em campo.
Atuação dos videoárbitros
Líder no ranking dos videoárbitros que mais mudam a decisão de campo nas edições de 2022 e 2023, Wagner Reway segue no topo da lista, mas desta vez na companhia de Rodrigo Nunes de Sá, ambos com 15 mudanças.
VAR com mais mudanças de decisão no Brasileiro
| Árbitro de vídeo | Partidas como VAR | Mudanças de decisão |
| Wagner Reway | 29 | 15 |
| Rodrigo Nunes de Sá | 18 | 15 |
| Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira | 26 | 14 |
| Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro | 21 | 13 |
| Daiane Caroline Muniz dos Santos | 25 | 12 |
| Igor Junio Benevenuto | 30 | 11 |
| Rodrigo D'Alonso Ferreira | 22 | 9 |
| Rodolpho Toski Marques | 21 | 9 |
| Rodrigo Guarizo do Amaral | 31 | 9 |
| Caio Max Augusto Vieira | 11 | 9 |
Fonte: Espião Estatístico
Em 2023, Reway liderou como videoárbitro em paralisações de jogo, com 74 em 45 jogos, mas, em 2024, foi apenas o terceiro do ranking, com 45 checagens em 29 partidas que trabalhou.
Rodrigo Nunes de Sá, por sua vez, aumentou as suas intervenções. Na temporada passada, em 17 partidas, havia parado o jogo em 30 oportunidades, com 10 mudanças de decisão de jogo. Neste ano, foram 39 paralisações, com 15 mudanças em 18 confrontos.
No quesito paralisação, o videoárbitro Rodrigo Guarizo do Amaral encabeça a lista de forma isolada. Ele é o VAR que mais trabalhou na competição (31 jogos) e paralisou o jogo em 57 momentos, com nove mudanças de decisão de jogo. Em comparação, no Brasileirão 2023, o profissional parou a partida em 53 ocasiões nos 36 jogos em que trabalhou e mudou a decisão de campo 15 vezes.
VAR com mais intervenções no Brasileirão
| Árbitro de vídeo | Partidas como VAR | Paralisações de jogo |
| Rodrigo Guarizo do Amaral | 31 | 57 |
| Rodrigo D'Alonso Ferreira | 22 | 48 |
| Wagner Reway | 29 | 45 |
| Rodolpho Toski Marques | 21 | 42 |
| Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira | 26 | 41 |
| Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro | 21 | 41 |
| Daiane Caroline Muniz dos Santos | 25 | 40 |
| Rodrigo Nunes de Sá | 18 | 39 |
| Gilberto Rodrigues Castro Júnior | 25 | 36 |
| Carlos Eduardo Nunes Braga | 18 | 35 |
| Igor Junio Benevenuto | 30 | 35 |
Fonte: Espião Estatístico
Aumento nas paralisações
Em 2023, o VAR ficou marcado pela redução no número de paralisações durante as partidas, com 622 intervenções. No entanto, nesta temporada os números tiveram ligeiro aumento, para 642, uma subida de 3% nas paralisações. Foram 532 interrupções para escuta do ponto eletrônico, sendo 110 com posterior ida à telinha.
O número de mudanças após a revisão do VAR também aumentou em relação ao Brasileiro 2023. Nesta edição, foram 158 mudanças de decisão: 104 após análise no monitor pelo árbitro de campo e 54 por decisão do árbitro de vídeo informada pelo ponto eletrônico. Houve aumento de 21% nas consultas ao vídeo na beira do campo.
Tempo de jogo paralisado pelo VAR
O VAR voltou a aumentar o tempo de jogo parado para checagem no Brasileirão 2024. Em 2023, a média era de 1 minuto e 24 segundos. Neste ano, o tempo médio saltou para 1 minuto e 31 segundos. A diferença de sete segundos representa aumento de 8% no tempo de revisão pelo árbitro de vídeo no campeonato.
Na atual temporada, duas partidas que terminaram empatadas foram as recordistas de paralisações. Os jogos foram Atlético-GO 1 x 1 Bahia, pela 19ª rodada, e Internacional 1 x 1 Palmeiras, pela rodada 21. O recorde desde 2019 é de Santos 3 x 1 Atlético-MG, partida do Brasileirão 2020, com total de 10 intervenções do árbitro de vídeo.
Jogos com mais paralisações por VAR no Brasileirão 2024
| Jogo | Rodada | Paralisações |
| Internacional 1 x 1 Palmeiras | 21 | 7 |
| Atlético-GO 1 x 1 Bahia | 19 | 7 |
| Corinthians 1 x 1 Cuiabá | 12 | 6 |
| Juventude 3 x 2 Botafogo | 22 | 6 |