Futebol

Os bastidores da situação de João Victor no Vasco

Dos últimos 10 jogos em que foi relacionado, João Victor foi titular em apenas cinco e não saiu do banco de reservas em dois. Por que o reforço mais caro da história do Vasco perdeu espaço no time titular recentemente?

Não tem a ver com o desempenho do zagueiro nos treinos. Pessoas consultadas pelo ge garantiram que o zagueiro trabalha duro e entrega o que se espera no dia a dia de trabalho. João Victor não vinha jogando, portanto, por opção da comissão técnica.

Ele tem 16 jogos pelo Vasco na temporada. Foi titular em quatro dos seis primeiros. Contra Nova Iguaçu e Audax, saiu do banco de reservas - foram jogos do início do Campeonato Carioca, em que Ramón Díaz optou por rodar o elenco e poupar algumas peças.

O zagueiro atuou os 180 minutos da decisão contra o Nova Iguaçu, nos jogos da semifinal do Campeonato Carioca, quando o Vasco foi eliminado. Depois da intertemporada, a situação de João Victor mudou. O zagueiro começou o Brasileirão como reserva e só foi titular na segunda rodada, diante do Red Bull Bragantino, porque Medel estava no Chile cuidando da mãe.

Reportagem do ge sobre os problemas de relacionamento de Medel, publicada nesta terça-feira, ajuda a entender o que aconteceu. O chileno vem acumulando desavenças no Vasco e João Victor foi uma delas. Como informado inicialmente pelo jornalista Thiago Carvalho, o zagueiro teve um desentendimento com o capitão em um treino do time.

O que aconteceu é que Medel se estranhou com Juan Sforza, e João Victor saiu em defesa do argentino. Ele chegou a cobrar Emiliano Díaz, então auxiliar técnico, dizendo que a comissão respaldava o comportamento do jogador chileno.

No dia a dia do elenco vascaíno, desde o ano passado Medel enfrenta certa resistência de alguns atletas brasileiros. Com perfil fechado, ele não faz muita questão de interagir, principalmente com os mais jovens.

Com os estrangeiros do Vasco, a relação é melhor. Medel sempre teve muito prestígio com a comissão técnica anterior, participando inclusive de tomadas de decisão. Pessoas próximas a João Victor acreditam que o episódio acabou prejudicando João Victor perante o antigo treinador.

Mas isso ficou no passado. Com perfil conciliador, João Victor é um jogador de boa relação com o elenco. Agora, com a saída de Ramón Díaz, o reforço milionário tende a retomar espaço. "Ele vai jogar com o interino", garantiu uma fonte que acompanha o zagueiro no dia a dia.

Rafael Paiva, que comanda o Vasco interinamente, não pôde contar com João Victor diante do Fortaleza, já que ele cumpriu suspensão. Na segunda partida do treinador, contra o Athletico-PR, o zagueiro atuou por 76 minutos e foi bem. Em determinado momento, atingiu velocidade de 32,3 km/h - a maior da partida. Fisicamente, apresentou outros bons números no jogo.

João Victor é a principal opção do elenco para o lado direito da zaga e também pode jogar como lateral-direito. É um zagueiro alto, de bom passe, velocidade e que chega bem à frente. Foi bem na maioria dos jogos que fez na temporada, e o investimento de R$ 32 milhões é outra justificativa para que tenha mais chances no Vasco.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir