Futebol

Os cenários para o Vasco escapar do rebaixamento

14

Ainda não será a última rodada, mas os jogos do próximo final de semana vão encaminhar ou até mesmo definir o destino do Vasco em 2021. Dependendo do que acontecer, o time carioca pode ser rebaixado ou terminar o domingo fora do Z-4 e mais próximo de seguir na Primeira Divisão.

Com risco de 73% de cair para Série B, de acordo com as projeções do matemático Tristão Garcia, do site "Info Bola", o Vasco tem Sport, Fortaleza, Bahia e Goiás como concorrentes pela permanência, mas a luta direta é contra as equipes baiana e goiana, uma vez que os demais encaminharam a fuga da degola.

O ge levantou os canários possíveis para o torcedor vascaíno acompanhar, torcer e secar na próxima rodada.

A classificação

Os jogos

  • Fortaleza x Bahia, sábado, às 21h, no Castelão
  • Corinthians x Vasco, domingo, às 16, na Neo Química Arena
  • Sport x Atlético-MG, domingo, às 16, na Ilha do Retiro
  • Goiás x Bragantino, domingo, às 20h30, na Serrinha

Melhor Cenário

  • Vasco vence o Corinthians
  • Fortaleza vence o Bahia
  • Goiás perde para o Bragantino
  • Sport perde para o Atlético-MG

Melhor cenário para o Vasco na próxima rodada

Nesse caso, apesar de o Fortaleza escapar definitivamente do rebaixamento, o Vasco chegaria a 40 pontos e ficaria a dois pontos à frente do Bahia (38)

Além disso, o Goiás, adversário do Vasco na última rodada, chegaria rebaixado e sem qualquer objetivo a São Januário, no jogo final.

A derrota do Sport seria um bônus na rodada perfeita, uma vez que o Vasco ainda poderia ultrapassar o Leão. Esse resultado, no entanto, fica em segundo plano em um primeiro momento.

Mais 4 dias de sofrimento

O Vasco entrará em campo sabendo do resultado de Fortaleza x Bahia, que jogam no sábado. Caso a equipe baiana empate ou perca, o time de Vanderlei Luxemburgo só ultrapassará o Tricolor baiano na próxima rodada em caso de vitória sobre o Corinthians, por conta dos critérios de desempate.

Nesse cenário, caso Vasco e Bahia empatem ou percam, o Vasco chegará na última rodada contra o Goiás ainda dependendo de um tropeço da equipe baiana, que pega o Santos, no jogo seguinte, na Fonte Nova.

E ainda tem o Goiás, que pode ultrapassar Vasco e Bahia no domingo. No entanto, como enfrenta o Esmeraldino na última rodada, o Vasco continuaria dependendo das próprias forças para terminar à frente do clube goiano.

Virtualmente rebaixado

Em caso de empate com o Corinthians e vitória do Bahia contra o Fortaleza, o Vasco estará rebaixado? Matematicamente, não. No entanto, o time carioca teria uma missão ingrata, para não dizer impossível, na última rodada.

Nesse caso, a perseguição na última rodada seria ao Fortaleza. Com a eventual derrota para o Bahia, o time cearense seguiria com 41 pontos. Caso empate com o Corinthians, o Vasco chegará a 38 e ainda poderia igualar a pontuação do Leão.

Caso o Bahia vença e o Vasco empate com o Corinthians, o time carioca estará virtualmente rebaixado, uma vez que teria que tirar na última rodada uma diferença gigantes no saldo de gols em relação ao Fortaleza 

Porém, o Vasco precisaria tirar na última rodada, quando enfrenta o Goiás, uma diferença que hoje está em 16 gols no saldo. Ou seja, praticamente impossível. Na rodada final o Fortaleza visita o Fluminense no Maracanã.

Pior cenário: rebaixamento no domingo

Em caso de vitória do Bahia sobre o Fortaleza, no sábado, o Vasco será rebaixado no domingo caso não vença o Corinthians, em São Paulo.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/02/2021 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Corinthians Corinthians 0
    Campeonato Brasileiro Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 25/02/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Goiás Goiás
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quarta-feira, 03/03/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • Sábado, 06/03/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Volta Redonda Volta Redonda
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • Sábado, 13/03/2021 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara A definir
  • 20/03 (Sáb) ou 21/03 (Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 24/03 (Qua) ou 25/03 (Qui)
    Vasco Vasco
    Macaé Macaé
    Taça Guanabara São Januário