Futebol

Os motivos que fizeram o Vasco contratar Maurício Souza

Após uma semana de avaliações e debates, o Vasco anunciou Maurício Souza como o substituto de Zé Ricardo, que pediu demissão no último dia 5. O novo treinador chega ao clube bastante pressionado, já que sofre com uma grande rejeição por parte dos torcedores.

Internamente, a situação é bem diferente, tendo em vista que Maurício Souza sempre esteve bem cotado, levando em consideração o cenário atual do Vasco, que não tem condições de realizar um grande investimento. Nesse contexto, o treinador esteve atrás apenas de André Jardine, técnico do Atlético de San Luís, do México, que sem a ajuda financeira da 777 Partners, se tornou inviável.

Havia ainda a expectativa de que Maurício Barbieri ou Juan Pablo Vojvoda pudessem ser opções, caso fossem demitidos de Red Bull Bragantino e Fortaleza, respectivamente, situação que não aconteceu. De acordo com um alto membro da cúpula do futebol do Vasco, Umberto Louzer e Enderson Moreira jamais tiveram consenso dentro do clube.

Mas por quê então optar por Maurício Souza, um técnico inexperiente no futebol profissional e com pouquíssima aprovação dos vascaínos? O Jogada10 descobriu oito motivos que deram ao Vasco a convicção de que o treinador dará continuidade ao trabalho desenvolvido e vai conseguir manter os resultados positivos.

Vencedor nas categorias de base

Maurício Souza teve sucesso à frente das equipes sub-20 de Botafogo e Flamengo. No Glorioso conquistou um Carioca (2014). Pelo Rubro-Negro, foi campeão Carioca (2018), além de conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2018), Campeonato Brasileiro (2019) e Supercopa do Brasil (2019).

Ótimo trato com os jovens

No Flamengo, Maurício Souza foi importante no trabalho de transição dos jogadores que chegam ao profissional. Como exemplos, temos Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.

Modelo de jogo

O plano tático do treinador está alinhado com o que oclube e a 777 Partners querem do time.

Aval do elenco

O nome de Maurício Souza foi bem aceito pelos jogadores, que foram ouvidos pelo departamento de futebol no processo de escolha do novo treinador.

Bem recomendado

O treinador é conhecido pelos profissionais do dia a dia do CT Moacyr Barbosa, reduzindo muito o risco de conturbar o ambiente. O Vasco também consultou profissionais de fora do clube e as recomendações foram excelentes.

Trabalho nos bastidores

Maurício Souza recebeu elogios quanto à preleção e controle do vestiário, mostrando boa gestão de grupo.

Questão financeira

Aceitou um contrato até dezembro, sem multa rescisória, com salário baixo, além de chegar sozinho, sem profissionais de sua confiança, para trabalhar com a comissão técnica atual.

Motivação extra

Apesar do longo tempo trabalhando no Flamengo, Maurício Souza é vascaíno e jogou futsal pelo clube do coração.

Fonte: Jogada 10
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário