Futebol

Os problemas que Barbieri terá que resolver até o início do Brasileiro

A derrota do Vasco para o Flamengo por 3 a 1 no jogo de volta da semifinal do Cariocão trouxe a eliminação e introduziu o Cruzmaltino a um longo período sem jogos. De fora do estadual e da Copa do Brasil, agora a equipe tem um único foco na temporada: o Campeonato Brasileiro. No entanto, a estreia é apenas daqui a quase um mês; tempo para a equipe se recuperar mentalmente e tecnicamente para o “reinício” da temporada.

A estreia do Vasco no Brasileirão acontece no dia 15 de abril, diante do Atlético-MG, no Mineirão. A missão será difícil, visto que o Galo parte como um dos favoritos ao título, e tudo torna-se ainda mais árduo na segunda rodada, sete dias depois, quando enfrentará o Palmeiras, atual campeão, no Rio de Janeiro.

O início de campeonato não dará ao Vasco tempo de respirar e, como em toda competição, um início com oscilações pode gerar consequências e conturbação no ambiente para a sequência da temporada. No atual momento, o Cruzmaltino passa por um desses momentos de questionamentos. Em apenas uma semana, o clube lidou com duas eliminações e duas derrotas para seu principal rival. Além disso, o nível técnico apresentado nas partidas também decaiu.

Portanto, tal período sabático pode ter vindo a calhar para o técnico Maurício Barbieri tentar recuperar o bom futebol ou, até mesmo, encontrar um novo time ideal para a temporada. Inclusive, logo após a derrota deste domingo, o treinador falou sobre o longo período sem jogos que vem pela frente.

“Acho que tem muita coisa positiva, mas a gente precisa melhorar. Esse tempo que a gente tem agora é focado em fazer o Vasco melhorar, crescer, se desenvolver e chegar mais pronto no Brasileiro.”

Até lá, Barbieri tem problemas pra resolver desde o gol – Léo Jardim é vítima de críticas da torcida -, até o atacante – Pedro Raul tampouco é unanimidade. Sem falar que o Vasco não sabe até quando exatamente terá Andrey Santos disponível, emprestado pelo Chelsea, e, à princípio, não contará mais com Nenê, que teve seu contrato expirado após a eliminação do Campeonato Carioca.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Flamengo Flamengo 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (33,33%)
Empates 1 (33,33%)
Derrotas 1 (33,33%)
Total 3
Gols
Marcados 4 (57,14%)
Sofrido 3 (42,86%)
Total 7
Saldo 1
Cartões
Amarelos 2 (50,00%)
Vermelhos 2 (50,00%)
Total 4