Futebol

Palavra de quem sabe: Ricardo Rocha diz que Dedé é completo

Nos anos 90, o Vasco teve um zagueiro que foi uma verdadeira unanimidade. Seu nome: Ricardo Rocha. Integrante do grupo que conquistou o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos, em 1994, a crítica o apontava como um dos maiores do mundo na posição. Titular daquela Copa até se machucar contra a Rússia, na estreia, é até hoje uma autoridade quando o assunto é defesa. Dezessete anos depois, o clube pode ter um sucessor para Rocha. Dedé, segundo o ex-jogador, é o melhor zagueiro do Brasil.

Convocado para a seleção brasileira de Mano Menezes duas vezes, Dedé, eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro e no Campeonato Carioca, tem apenas 23 anos e muito futebol pela frente. Admirador do camisa 26 de São Januário, Ricardo Rocha destaca as qualidades do defensor. Em breve resumo, o chama de “completo”.

“Eu gosto porque ele joga sério, joga simples. É alto, tem velocidade, tem impulsão, vai lá na frente e faz gol. Ali atrás, quanto mais simples melhor”, comenta o ex-zagueiro, tricampeão estadual pelo Vasco em 92/93/94. “Dedé tem um estilo próprio, não inventa. Me lembra o Thiago Silva (Milan), que é outro que faz o simples. Thiago é tão discreto que já rouba a bola fazendo o contra-ataque. Ele é mais técnico, o Dedé é mais força. Mas encantam pela simplicidade”, completa Ricardo Rocha.

O ex-jogador bate na tecla da simplicidade baseando-se na eficiência do zagueiro vascaíno. Dedé é hoje, na opinião de Rocha, o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro. Aliás, o sistema defensivo do Vasco é o que mais o agrada atualmente. O companheiro de zaga Anderson Martins é outro que ganha elogios. O casamento da dupla, analisa o ex-zagueiro, foi perfeito.

“O Anderson também é muito bom. Houve um casamento ali entre eles e coisa funcionou bem. É hoje a melhor defesa dos clubes do Brasil”, disse Rocha, pedindo, no entanto, um pouco de paciência com Dedé, uma vez que o jogador tem apenas 23 anos.

“Mas vamos deixar o menino trabalhar em paz. Ele batalhou, deu um duro danado para estar aqui e não deve ter muita cobrança. Terá muitos anos pela frente devemos deixar ele jogar sem pressão. A gente não sabe o que pode acontecer numa situação adversa”, frisou Rocha.

Fonte: iG Esportes
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Flamengo Flamengo 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (33,33%)
Empates 1 (33,33%)
Derrotas 1 (33,33%)
Total 3
Gols
Marcados 4 (57,14%)
Sofrido 3 (42,86%)
Total 7
Saldo 1
Cartões
Amarelos 2 (50,00%)
Vermelhos 2 (50,00%)
Total 4