Futebol

Palco de movimentos importantes, São Januário aguarda melhorias prometidas

Com 96 anos recém-completados, o estádio de São Januário voltou a receber jogo do Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro depois de mais de dois anos. O retorno não foi feliz, apesar dos mais de 19 mil presentes para empurrar a equipe vascaína. O time perdeu para o Bahia por 1 a 0 e ficou na nona posição na tabela.

Palco de movimentos políticos e culturais do país, o histórico campo do Vasco ainda aguarda as melhorias prometidas pela administração do presidente Jorge Salgado e pela SAF. De acordo com a primeira prestação de contas da SAF, "o estádio mais histórico do Brasil merece e necessita de uma repaginada".

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners, disse algo no mesmo tom na última visita ao Rio de Janeiro.

A promessa é de melhorias e até reforma em médio prazo. De acordo com o contrato de locação do estádio, a Vasco SAF é responsável pela manutenção e operação do estádio e o clube deve realizar obras de melhorias.

Foram as poucas as novidades nesta primeira impressão no Brasileiro - uma delas, a troca da tiqueteira em São Januário, para agilizar acessos ao estádio. Nos bares, outro dos pontos com promessa de melhorias, não houve mudanças. No setor de visitante, inclusive, parte da parede de concreto mostrava rombo e rachaduras.

O Vasco ainda não passou informações de cronograma de obras, mas promete para breve a reutilização do telão do estádio. No jogo dessa segunda-feira, um telão, de proporções bem menores, seguiu sendo utilizado para a partida, mas sem recurso, por exemplo, de imagens para conferência do público em lances de VAR.

Em alguns setores do estádio, foi possível notar falta de luminosidade - ou lâmpadas com defeito ou que acendiam e apagavam - e também problemas em manutenção nos banheiros da arquibancada. Na luta pela concorrência do Maracanã, o Vasco ainda tem muito o que fazer para garantir conforto aos vascaínos no seu estádio.

São Januário foi motivo de reunião do presidente Salgado e do CEO Luiz Mello com o prefeito Eduardo Paes. O clube não entrou em detalhes sobre o encontro e informou apenas que foram tratados assuntos como "reforma de São Januário, do CT da Cidade de Deus e de melhorias no entorno do estádio".

Fonte: ge
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150