Futebol

Para equilibrar elenco, Dorival faz barca com 10 atletas

Garimpar o elenco do Vasco e reduzi-lo em pelo menos dez jogadores é a missão do técnico Dorival Júnior em meio ao Campeonato Brasileiro. Com 40 atletas no grupo e o desequilíbrio evidente entre os setores, o comandante preserva os nomes dos possíveis dispensados, mas admite publicamente que a diretoria não tem como conduzir a situação de outra forma.

Dorival Júnior tem pela frente um trabalho semelhante ao realizado quando assumiu o comando do Flamengo no ano passado. O rival também sofria com o excesso de peças para a equipe e precisou passar por uma intensa mudança. A confirmação do problema vascaíno aconteceu antes da vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense no último domingo.

Como conta apenas com três zagueiros em condições de atuar no grupo, o treinador precisou convocar o jovem Jomar, que não jogava uma partida como profissional há mais de dois anos, para compor dupla com Rafael Vaz. Luan estava fora por problema muscular e Renato Silva terminou vetado em razão de uma virose. Com isso, o Vasco disputou o confronto sem jogadores da posição no banco de reservas.

Em contrapartida, o ataque conta com nove opções, mas apenas quatro atletas costumam ser convocados nas relações dos jogos. O setor tem Eder Luis, André, Tenorio, Edmilson, Reginaldo, Robinho, Thiaguinho, Leonardo e Willie. Destes, pelo menos três serão dispensados. Thiaguinho já não treina mais com o elenco principal, enquanto Robinho e Leonardo devem seguir o mesmo caminho.

Um goleiro (Alessandro ou Michel Alves), quatro meias e dois laterais, possivelmente Elsinho e Dieyson, também vão integrar a barca. Dorival Júnior deseja trabalhar com o máximo de 30 jogadores no elenco, mas usa cautela na análise da questão.

“Sou sincero. Não tenho condições de trabalhar com 40 jogadores. Vamos pensar nas saídas aos poucos. O objetivo é posicionar os atletas em clubes positivos para eles. Não definimos a lista ainda, mas algo precisa ser feito. Se houver a possibilidade de negociação, estudaremos. Necessitamos de uma transição. Algumas posições estão sobrecarregadas e temos carências na zaga”, afirmou.

Além do elenco inchado, o Vasco tem outro problema para resolver. Cerca de dez atletas estão afastados e treinando em separado enquanto aguardam possíveis transferências. A cúpula de futebol sabe que precisa negociá-los para aliviar a folha de pagamento. Max, André Ribeiro, Enrico, Jonathan e Rodrigo Dinamite são alguns que compõem a lista.

Em outra ponta da reformulação, o clube busca um goleiro e um zagueiro para o Campeonato Brasileiro. Com o fechamento da janela de transferências internacionais, os reforços serão contratados no mercado interno, o que torna a situação mais complicada e sem ofertas dos chamados “nomes de peso”, costumeiramente sonhados pelos torcedores.

Fonte: Uol
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74