Futebol

Para superar o Santos, Vasco precisa quebrar seu próprio histórico

Para avançar na Copa do Brasil, o Vasco vai precisar superar não só o Santos — que venceu a partida de ida das oitavas de final por 3 a 1, na Vila Belmiro, semana passada —, mas também seu próprio histórico no torneio. É que na maioria das vezes em que saíram atrás no placar, como agora, os cruz-maltinos não conseguiram reverter a desvantagem na segunda partida.

O histórico mostra o tamanho do desafio que Nenê & Cia terão nesta quarta-feira, em São Januário — quando vão precisar derrotar o Santos por 2 a 0 ou por três gols de diferença. Desde a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, já foram 15 vezes em que os vascaínos perderam o primeiro duelo: 12 terminaram em eliminações e apenas três em finais felizes. Um retrospecto negativo que serve de alerta.

— Vamos enfrentar uma equipe forte, mas vamos buscar o resultado — afirmou o volante Marcelo Mattos: — Creio que o apoio do torcedor vai ajudar muito. Esperamos o “caldeirão” lotado.

Além do incentivo da torcida, o técnico Jorginho também deve contar com força máxima em campo. Uma situação rara, já que o time tem sofrido com desfalques por lesões e suspensões. Ontem, os jogadores treinaram em São Januário pela manhã. Mas o trabalho foi apenas regenerativo, para diminuir o desgaste e prevenir lesões.

— A movimentação do Santos é muito bem feita — analisou o treinador, confiante na classificação: — O Vasco demonstrou que pode ser forte. Precisamos acreditar e dar o nosso melhor.

Fonte: Extra
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74