Outros Esportes

Paradesporto: História do atleta Daniel Mendes

Daniel tem tenho 19 anos, nascido em Resende, mas atualmente mora no Rio de Janeiro, entrou no Vasco em novembro de 2019

O Vasco é para todos, sendo o único time a possuir um projeto Paralímpico, que se iniciou em 2004, na gestão Eurico Miranda, mediado pelo Professor Ricardo de Moura com apenas um atleta, Mauro Brasil (atual fisioterapeuta) e uma técnica (Lívia Prates atual Coordenadora) apenas na modalidade natação, teve ascensão em 2007 devido aos resultados expressivos do Parapan do Rio e a constante procura pela modalidade.

Em 2010, com o apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) fundou-se o Departamento de Esportes Paralímpicos e nesse mesmo ano somado a natação, veio também o Futebol de 7 (para paralisados cerebrais) e o Vôlei Sentado que hoje difunde a pratica do paradesporto nas manifestações: escolar, de participação e de alto rendimento totalmente gratuito para mais de 100 atletas.

Daniel se encaixa na modalidade de paratleta devido a uma deficiência chamada paraparesia espástica, que causa uma fraqueza muscular nos membros inferiores e uma dificuldade maior na flexibilidade e afins das pernas, além de possuir uma pequena diferença de tamanho entre elas, coisa de menos de 1 cm.

Foto: Arquivo PessoalDaniel Mendes
Daniel Mendes

Em entrevista ao Papo na Colina, Daniel contou como funciona a natação no Vasco: Na parte da natação paralímpica, temos pessoas de todas as idades desde a escolinha com crianças de 5 anos até a equipe principal onde são as pessoas com 18 anos ou mais, são pessoas com diferentes deficiências, sendo elas físicas, intelectuais ou visuais.

Como surgiu a oportunidade de ser atleta do Vasco?

Fevereiro de 2019 foi quando eu comecei a minha trajetória na natação competitiva treinando de segunda a sexta e participando de competições na região Sul Fluminense, em setembro do mesmo ano, minha mãe e eu fomos atrás de conhecer o universo Paralímpico e mandamos e-mail para instituições onde havia um projeto voltado para a natação paralímpica, foi aí quando a minha atual treinadora Lívia Prates respondeu um e-mail nosso, e me convidou para participar de uma competição paralímpica. Logo depois disso veio o convite para me integrar ao Vasco.

Qual a importância dos clubes que investem nos esportes paralímpicos?

Para nós, pessoas com deficiência principalmente é essencial por diversos motivos como a inclusão através do esporte e uma oportunidade de mudar de vida. Infelizmente os clubes não tem essa parte bem trabalhada visto que só o Vasco da Gama possui um projeto Paralímpico, se houvesse uma cultura maior sobre isso com certeza seria ótimo para todos.

Como o esporte influenciou na sua vida?

O esporte é e sempre foi importantíssimo, tanto por hoje ser minha profissão quanto por sempre estar presente na minha vida, nado desde os 3 anos e ja disputei muitos outros esportes como basquete, vôlei futebol e outros (risos)

O que o Brasil precisa fazer para ampliar e consolidar seu potencial esportivo paralímpico?

Felizmente o Brasil é um país muito forte nas paralímpiadas, em Tóquio ficou em 7 lugar do ranking geral das medalhas e isso é graças aos investimentos no esporte paralímpico como o Centro de Treinamento Paralímpico brasileiro que fica em São Paulo, isso é um legado da Rio 2016. Mas como melhorar e se consolidar? Continuando a ter um investimento nos atletas brasileiros, promovendo eles e assim facilitando para que o atleta tenha condições de fazer um treinamento adequado para o alto rendimento.

Como o esporte poderia ser mais acessível? E qual seu desejo para a próxima geração?

Divulgando mais, para que as pessoas possam conhecer e ter um alcance maior. Meu desejo para a próxima geração é que mais pessoas estejam nos projetos paralímpicos, participando dessa inclusão que é muito importante para as pessoas com deficiência.

Em 2 anos competindo, Daniel já conquistou 25 medalhas.

Fonte: Papo na Colina
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri