Clube

Paulo Salomão explica ação do Vasco no STJD; vídeo

Em participação no programa "Seleção sportv" nesta terça-feira, o vice-presidente do Vasco, Paulo Salomão, explicou a ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra as trocas das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O clube acionou o tribunal na segunda.

Assista

- O Vasco recebeu a notícia com bastante surpresa e indignação. Apesar de a CBF ter mandado um ofício ao Vasco indagando sobre essa possibilidade, o Vasco de maneira incisiva e imediatamente entendia que essa medida seria muito ruim, não só para o Vasco, mas para a competição, para o calendário e para o futebol brasileiro. O Vasco não quer ser beneficiado, mas também não quer ser prejudicado. A justificativa (da mudança) seria porque a partida era muito próxima da Data Fifa e, nas quartas de final, o Vasco se deparou como uma situação idêntica. Dois dos nossos atletas foram convocados, um para a seleção uruguaia e um para a seleção chilena, tiveram que fazer uma logística, voar de madrugada para que pudessem estar presentes no jogo contra o Athletico em Curitiba.

- Ingressamos na justiça desportiva acreditando que essa mudança não deveria ocorrer, uma vez que o calendário já havia sido divulgado. Essas datas estavam disponibilizadas desde o começo do ano. No sorteio da Copa do Brasil as datas estavam estabelecidas. Não houve nenhuma mudança por parte da Conmebol que justificasse essa alteração. Razão pela qual a gente não só protestou na CBF, como também buscou as instâncias da justiça desportiva, que são os caminhos adequados e legais para que pudéssemos defender os interesses do Vasco e também da profissionalização do futebol.

Veja o posicionamento completo de Paulo Salomão no vídeo no início da matéria.

Salomão informou que o Vasco tem uma reunião agendada na CBF para discutir esse tema e entender as razões que fizeram a entidade alterar as datas.

O Vasco espera conseguir a anulação no STJD, mesmo sabendo que é um terreno de dura disputa contra a CBF, que tem natural influência sobre as comissões e indicações no tribunal. Mas também conta na estratégia jurídica com Paulo Salomão, ex-presidente do STJD.

- Os argumentos são vários: a prévia divulgação desse calendário, a violação ao estatuto do torcedor que impede essa mudança de data. Não obstante o argumento apresentado pela CBF é que a mudança seria em razão da melhora do espetáculo, a gente entende que essa mudança é ilegal. E o Regulamento Geral de Competições estabelece que a modificação de data só poderia ocorrer em razão de solicitação do mandante e não do visitante, como aconteceu no caso concreto. Dentre outros argumentos jurídicos que constam na peça apresentada pelo Vasco no STJD - completou Salomão.

O clube entende que "Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados" e não descarta ir à Justiça comum. A proposta havia partido de um pedido do Galo, que provavelmente terá jogadores convocados na Data Fifa, sendo que o Vasco já havia recusado a solicitação formal da entidade para mudar o dia do segundo jogo da semifinal.

JOGOS DE IDA:

2 de outubro

19h15 - Atlético-MG x Vasco

21h45 - Flamengo x Corinthians

JOGOS DE VOLTA:

19 de outubro

18h30 - Vasco x Atlético-MG

20 de outubro

16h - Corinthians x Flamengo
 

Fonte: ge
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0