Com certeza, o Brasileiro é o maior campeonato do mundo, o mais difícil porque tem muita gente para ganhar o título, diferente da Europa.
As palavras do técnico Muricy Ramalho retratam fielmente a comparação entre os campeonatos do Brasil e dos principais centros da Europa. Desde o início dos pontos corridos, em 2003, 22 clubes já lideraram o Brasileiro. Nesse mesmo período na Inglaterra, o número cai para nove. Na Espanha, chega a 11; e na Itália, a 12.
Não há outro país no mundo que faça o que o Brasil vem fazendo. Todas as equipes conhecem como funciona o processo do futebol resume o técnico do Vasco, Paulo César Gusmão: É o campeonato mais difícil do mundo.
Chegar à reta final com pelo menos seis times na disputa pelo título, como neste Brasileiro-2010, é um dado irreal para os europeus. Numa análise mais profunda dos números, vê-se que a briga no Brasil é bem mais acirrada. Sem contar os líderes de ocasião, a diferença é ainda maior. Na Inglaterra, na Espanha e na Itália, basicamente só os grandes lideram.
Levando-se em consideração um mínimo de nove rodadas na ponta da tabela de 2003 para cá, o Brasil já teve 13 líderes. Vale lembrar que não precisa ser de forma seguida ou no mesmo ano. O número é três vezes maior do que em cada competição na Europa. Na Inglaterra, apenas Chelsea (118 rodadas), Manchester United (79), Arsenal (60) e Liverpool (12) preenchem o requisito.
Na Espanha, o enredo é o mesmo. Só os grandes lideram de forma consistente: Barcelona (144), Real Madrid (75), Valencia (22) e Sevilla (9). Na Itália, idem: Inter de Milão (129), Juventus (75), Milan (33) e Roma (13).
No Brasil, a Ponte Preta, hoje na Série B, já liderou por nove rodadas. Uma em 2004 e oito em 2005. É como se o Celta de Vigo chegasse ao topo da tabela na Espanha. Ou o Atalanta, que foi líder de ocasião na primeira rodada da temporada 2006-07, tivesse se sustentado por mais tempo na Itália. Ou o Leeds United surpreendesse os poderosos na Inglaterra.
Campeões variados
Tais diferenças, obviamente, se refletem nas conquistas. A era dos pontos corridos no Brasil já conheceu cinco campeões: Cruzeiro (2003), Santos (2004), Corinthians (2005), São Paulo (2006/07/08) e Flamengo (2009). Na Inglaterra, só Arsenal, Chelsea e Manchester United venceram; na Espanha, Barcelona, Real Madrid e Valencia; na Itália, Milan, Juventus e Inter.
E dá para imaginar um deles lutando para não cair após ser campeão no ano anterior, como o Flamengo? Ou como o Fluminense, virtual rebaixado em 2009 e líder absoluto em 2010? Só no Brasil mesmo...
Mais lidas