Futebol

PC Gusmão aproveita folga no meio da semana para refletir

A semana promete ser de muita reflexão para Paulo César Gusmão.

Com o jogo adiado entre Vasco e Corinthians, o técnico terá até o próximo sábado para pensar e achar as melhores soluções para um time que não vence há três rodadas e tem problemas importantes em campo. O intervalo não poderia ter vindo em melhor hora.

Para reencontrar o caminho das vitórias, o treinador não poderá contar com o volante Nilton, suspenso após o terceiro cartão amarelo, e com o meia Felipe, que saiu da partida contra o Cruzeiro após sentir um estiramento na coxa direita.

Além dos desfalques, a lateral esquerda há tempos não tem dono, PC tem feito de tudo para compor o setor, mas não obteve sucesso.

Outra coisa que vai pesar na cabeça do comandante são as poucas opções no elenco. Recentemente, o clube liberou uma barca de jogadores a fim de enxugar a folha salarial e, entre os que se despediram, estavam Léo Gago, substituto direto de Nilton, e Jeferson, que fez boa dupla ano passado ao lado de Carlos Alberto e seria opção para a vaga de Felipe.

PC deverá também escolher entre a ousadia e a invencibilidade. Contra o Cruzeiro, oVasco somou o terceiro empate consecutivo, sendo que em dois jogos saiu na frente no placar e no outro não deu sequer um chute a gol. Com apenas uma vitória nestas partidas, a equipe somaria o mesmo número de pontos.

– Não me preocupo com esses empates. O empate faz parte. Jogamos para vencer, mas às vezes não acontece – explicou o técnico.

Com tantas dúvidas e decisões a serem tomadas, o técnico que mudou a cara do Vasco em 2010 terá uma semana daquelas em que a verdadeira resposta não virá dos jogadores ou dos companheiros de trabalho, e sim, dele mesmo.

Estagnou É o tempo que o Vasco não vence no Brasileiro.

O time não consegue se aproximar do G4, mas rivais também têm tropeçado na competição.

As soluções de Paulo César Gusmão

Para a vaga de Nilton Rômulo volta de suspensão e, no banco, ainda tem Jumar e Fellipe Bastos, que ainda não estreou com a camisa cruzmaltina.

Para a vaga de Felipe Com a lesão do camisa 6 e sem saber se o meia poderá enfrentar o Ceará, PC Gusmão tem como opções para criação das jogadas Fumagalli ou Allan.

* Lateral esquerda Com Ramon, Ernani e Max machucados, o treinador pode colocar Carlinhos ou, mais uma vez, improvisar o paraguiao Irrazábal, como fez contra o Cruzeiro.

Vitória Para voltar a vencer e entrar na briga pela Libertadores, PC pode alterar o esquema tático e exigir que seu time defenda, mas tenha mais ousadia em campo

PC destaca rivais fortes

Na sequência mais dura desde o recomeço do Campeonato Brasileiro, três empates – contra Fluminense, São Paulo e Cruzeiro. Na opinião do técnico Paulo César Gusmão, a conquista de três pontos em nove disputados pode ser analisada de duas formas diferentes: – Se você olhar pelo resultado, concordo que os empates são ruins, mas se olhar o adversário, é normal. Tirando o jogo contra o São Paulo, buscamos a vitória sempre.

Temos de lembrar também que nosso trabalho foi de recuperação e até hoje o Vasco não perdeu – disse.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance