Futebol

PC Gusmão orientou Dedé a não ir para a China, revela Acácio

Enquanto a seleção brasileira disputava amistoso contra o Gabão, Dedé foi a campo, em São Januário, e assim que pisou no gramado foi saudado com os gritos: \"Ão ão ão, Dedé é seleção\". Com uma atuação de gala contra o Universitario, do Peru, Dedé conseguiu carimbar de vez o seu nome como ídolo e injetou confiança no Vasco a dias do clássico contra o Botafogo, no Engenhão.

— Quero ficar. Estou perto da família, tem o carinho da torcida. É importante ver a luta de todo mundo. Estou feliz e tomara que o Vasco trabalhe para que eu fique por muito tempo — disse Dedé.

Com a barba por fazer, ainda como uma ressaca boa da atuação primorosa, Dedé saboreava com seriedade, sem sorrisos, a vitória e o carinho dos torcedores. Depois do choro emocionado na saída de campo com a classificação em seu centésimo jogo pelo Vasco veio a insônia. \"Meu irmão tá brabo dormir, adrenalina a 1000000000 ainda\", escreveu no Twitter, na madrugada.

China por pouco

Contudo, pouca gente sabe que, por pouco, o zagueiro, do Vasco e da seleção brasileira, não foi parar do outro lado do mundo:

— No ano passado, o Dedé estava praticamente negociado com a China. Ele queria ir, os empresários também. Quem teve grande participação para que ele ficasse foi o PC Gusmão — revelou Acácio, auxiliar de PC Gusmão na época e hoje técnico do Olaria, que dá os méritos da boa fase do zagueiro ao técnico Ricardo Gomes.

— O Ricardo foi zagueiro. Dos bons. Ele consegue ver alguns pontos negativos e ajuda a corrigir o Dedé.

Referência na posição, Mauro Galvão sabe como poucos o que é ser ídolo vascaíno. Para o ex-capitão, Dedé é o melhor zagueiro que passou pelo Vasco desde que deixou o clube em 2000.

— No momento é o melhor. E o que importa é o momento. Isso é bom para ele e para o Vasco — disse Mauro Galvão, que encontrou Dedé apenas uma vez.

Passado e presente de segurança e conquistas.

Fonte: Blog Jogo Extra
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13