Futebol

PC Gusmão prevê dificuldades para todos os times no recomeço do Brasileiro

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com apenas cinco pontos conquistados, o Vasco tenta iniciar a reação nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), enfrentando o Goiás no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), pela oitava rodada da competição.

Será o primeiro jogo oficial de Paulo César Gusmão à frente do Cruz-maltino. O técnico, substituto de Celso Roth, que se transferiu para o Internacional, só dirigiu o time em amistosos até o momento. Já os goianos, na sétima posição com dez pontos, querem se aproximar da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.

PC Gusmão vem conversando com os jogadores do Vasco sobre a necessidade de o time somar o máximo de pontos possíveis nestes primeiros jogos após o recesso do Brasileirão para a disputa da Copa do Mundo de 2010. Isso porque ele entende que a maioria das equipes ainda vai encontrar algumas dificuldades por conta da falta de entrosamento.

\"Todos os times deverão encontrar alguma dificuldade, pois se trata de um recomeço. Com o Vasco não será diferente. Mas nós estamos na zona de rebaixamento, um local que não é para o Vasco, e por isso mesmo precisamos reagir o mais rapidamente possível. Teremos uma sequência de jogos pela frente, uma verdadeira maratona, e por isso é mais do que necessário pontuar\", disse Gusmão.

O Vasco conta com reforços que só poderão estrear com a abertura da janela de transferências. São eles o lateral direito Irrazábal, que estava no Cerro Porteño do Paraguai, os meias Felipe, que vinha atuando no futebol do Cátar, e Zé Roberto, contratado junto ao Schalke 04 da Alemanha, e o atacante Éder Luís, cujo os direitos federativos pertencem ao Benfica, de Portugal.

O meia Carlos Alberto, que estava no elenco, também foi considerado uma contratação vinda do exterior, pois apenas na semana passada o Vasco o contratou em definitivo, uma vez que ele tinha os direitos federativos ligados ao Werder Bremen, da Alemanha. O apoiador se desligou do clube alemão para acertar com o Cruzmaltino. Apesar desses jogadores serem considerados fundamentais por Gusmão, o treinador não quer ver o time esperando por eles para render.

\"Nós temos que pensar que o Vasco hoje se resume aos jogadores em condições de atuar e todos eles têm condições de fazer um bom trabalho e conquistar resultados positivos. Senão não estariam aqui no clube. Portanto, não quero ninguém projetando o time para depois da janela de transferências. Temos que pensar com material humano que temos em nossas mãos\", afirmou Gusmão.

O time que vai a campo já está definido. A principal novidade é o ataque, que será composto por Jonathan, revelado nas categorias de base do clube, e Nunes, contratado junto ao Santo André. O primeiro ganhou disputa com Bruno Paulo, enquanto Nunes vai ocupar vaga que seria de Rodrigo Pimpão, que sofreu uma lesão na coxa direita.

Além de Rodrigo Pimpão, outros três jogadores não puderam viajar com a delegação. São eles o zagueiro Fernando, que no treino de domingo recebeu um tostão na perna direita, o lateral esquerdo Ramon, com lesão na coxa direita, e o atacante Rafael Coelho, com um estiramento na coxa direita. A zaga diante dos goianos será composta por Dedé e Titi, enquanto Ernani assumirá a lateral esquerda.

Pelo lado do Goiás, o técnico Emerson Leão destacou com seus jogadores a importância de o time somar o máximo de pontos atuando no Serra Dourada. Ele lembrou que serão os tropeços em casa que poderão fazer a diferença para os times na sequência da competição.

\"Todos já sabem como funciona esse Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos e não adianta ficarmos lamentando depois os pontos que perdemos tendo a obrigação de ganhar. Atuando no Serra Dourada não podemos deixar passar nenhum ponto, pois como visitante fica muito mais complicado pontuar\", alertou Leão.

O treinador acredita que o Vasco será um adversário muito complicado de ser batido nesta quarta-feira, mesmo com os cariocas figurando na zona de rebaixamento.

\"Não podemos nos iludir com a posição do Vasco na tabela de classificação. Pois o nosso adversário de agora não é o mesmo que terminou a competição antes do recesso para a disputa da Copa do Mundo. Vamos encontrar muitas dificuldades pois, assim como nós, a equipe deles também aproveitou o período sem jogos para trabalhar. Fora isso tem um novo treinador no Vasco e os jogadores com certeza vão querer provar que estão adaptados a sua filosofia de trabalho\", disse Leão.

Para este jogo Leão vai manter o goleiro Rodrigo Calaça entre os titulares, mesmo com Harlei tendo se recuperado de uma lesão na coxa direita. Na lateral esquerda, \"eterna\" insatisfação do treinador, Wellington Saci ganhou a disputa pessoal com Jadílson e começará na equipe. O zagueiro Valmir Lucas será o substituto de Rafael Tolói, suspenso por conta de acúmulo de cartões amarelos.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS-GO x VASCO-RJ

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 14 de julho de 2010 (Quarta-feira)

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Assistentes: Paulo Ricardo Silva (RS) e Julio César Santos(RS)

GOIÁS: Rodrigo Calaça, Carlos Alberto, Ernando, Valmir Lucas e Wellington Saci; Amaral, Wellington Monteiro, Jonílson e Hugo; Everton Santos e Bernardo

Técnico: Emerson Leão

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Ernani; Rafael Carioca, Rômulo, Nilton e Jéferson; Jonathan e Nunes

Técnico: Paulo César Gusmão

Fonte: Abril