Futebol

PC Gusmão nega problemas e declara: "Saio de cabeça erguida"

Paulo César Gusmão não resistiu aos resultados negativos e acabou sendo demitido pelo Vasco nesta sexta-feira. Através de sua assessoria de imprensa, o treinador lamentou não ter cumprido a \"segunda missão\" em São Januário, que a primeira, livrar o time da Série B no Brasileiro do ano passado, foi efetuada com sucesso.

\"Recebi a notícia por volta do meio-dia. O Roberto Dinamite (presidente) me ligou e informou o que tinha decidido com sua diretoria. Agradeceu pela minha vinda, principalmente pelo momento complicado do Vasco quando eu cheguei. A primeira missão, que era tirar o Vasco do rebaixamento, foi concluída e conseguimos uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, infelizmente, a temporada 2011 não começou da maneira que gostaríamos e, quando os resultados não aparecem, a troca é inevitável. A segunda missão não deu química, não deu liga\", salientou.

Apesar de não ter a simpatia da maioria dos jogadores cruzmaltinos, como os meias Felipe e Carlos Alberto, Paulo César Gusmão disse que nunca teve problema de relacionamento em São Januário.

\"Nunca tive problema algum com qualquer jogador do Vasco. O diálogo sempre foi aberto. Nada do que estão colocando é verdade. Saio pela mesma porta que entrei e com a cabeça erguida. A primeira missão foi cumprida, mas faltou à segunda\", destacou.

Com a sua saída do Vasco, Paulo César Gusmão avisou que dará \"um tempo\" no futebol para cuidar da sua família. O treinador ainda aproveitou para deixa o seu último recado aos cruzmaltinos.

\"Fica aqui o meu agradecimento. O torcedor precisa ter paciência. Os jovens têm futuro. Agora, vou dar uma esfriada, cuidar da minha vida particular. Todos sabem que tive problemas de saúde na minha família. Quero dar uma atenção especial nisso\", encerrou.

Paulo César Gusmão foi confirmado como treinador do Vasco em 13 de junho de 2010, credenciado pela boa campanha realizada na equipe do Ceará. Ele chegou a São Januário para ser o substituto de Celso Roth, que trocou o clube pelo Internacional.

Já no comando do Vasco, Paulo César Gusmão sustentou a marca de ser o único treinador invicto dentro do Campeonato Brasileiro, fato que também lhe rendeu a glória de ser o técnico com maior invencibilidade dentro da competição desde a era dos pontos corridos.

PC igualou o recorde de Muricy Ramalho, que ficou 18 jogos sem perder quando comandava o São Paulo, em 2008. Neste período em São Januário, Gusmão comandou o time em 35 partidas, com 12 vitórias, 15 empates e oito derrotas (48,6% de aproveitamento).

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134