Clube

Pedrinho se emociona em apresentação do projeto de reforma de São Januário

A primeira audiência pública na Câmara dos Vereadores sobre a reforma de São Januário aconteceu na manhã desta quarta-feira. O presidente do Vasco, Pedrinho, se emocionou ao apresentar o projeto de reforma.

- Eu já vi esse projeto algumas vezes e, de verdade, foi a única vez que me emocionei com ele sendo apresentado aqui agora. Eu cheguei no clube aos seis anos de idade e muitas vezes eu dormi embaixo da arquibancada. Meu pai trabalhou como motorista de caminhão de lixo. Tenho a oportunidade de realmente enfrentar esse projeto e fazer com que saia do papel e que a gente entregue um estádio à altura do torcedor vascaíno e respeitando o estádio histórico de São Januário - comentou Pedrinho antes de completar:

- O impacto não é para os milhões de torcedores vascaínos. É um impacto para o Rio de Janeiro. Social e econômico. Melhoria da questão de logística para quem mora nas comunidades próximas. Quebra do muro do projeto, integração entre a barreira e o Vasco. Possibilidade de novas receitas - finalizou.

Este foi um passo importante no andamento do projeto de lei sobre o potencial construtivo do estádio. A audiência contou com a presença do presidente Pedrinho, do Vasco, e com representantes de secretarias do governo e vereadores.

Os convidados foram: Jorge Luiz de Souza Arraes pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, Thiago Ramos Dias, Subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico e o presidente da Comlurb, Flavio Lopes.

Nesta quinta-feira, às 14h, acontecerá uma reunião técnica fechada na Sala das Comissões entre vereadores e membros da Prefeitura para entender melhor o projeto de reforma do estádio de São Januário, além do nível de consenso que existe na Câmara sobre ele.

Estão previstas ainda outras duas audiências públicas: uma em São Januário e outra na Barra da Tijuca, zona receptora do potencial construtivo. As datas ainda não foram oficialmente marcadas, mas existe uma tendência de que a primeira ocorra ao final de maio e a outra no início de junho.

As audiências públicas são fundamentais para o andamento no projeto na Câmara dos Vereadores. Para ser tramitado, o projeto de lei da reforma de São Januário precisa das audiências, da entrega do parecer em conjunto das comissões técnicas — que ainda não aconteceu — e, a partir disso, vai ao Plenário.

No processo de votação, o projeto pode receber emendas parlamentares, ou seja, propostas de mudanças no texto, que também são votadas. Se aprovado, segue para sanção ou veto do Prefeito.

O plano de reforma é baseado no que foi desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para aproximadamente 48 mil torcedores. No entanto, o Vasco pode fazer ajustes no projeto, caso queira, mas precisa respeitar algumas limitações do que já foi aprovado pela prefeitura.

Fonte: ge
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir