Futebol

Pedrinho terá seu primeiro Clássico dos Milhões à frente da SAF

Há 15 dias, Pedrinho se emocionou e externou a preocupação de atrapalhar o ambiente do time com a ação judicial pela disputa da SAF. Na semana da entrevista coletiva, logo após o clube afastar a 777 Partners do controle do futebol, o Vasco enfrentaria o Flamengo, pelo Brasileirão.

- A decisão que tive que tomar numa semana de Vasco x Flamengo me matou. Eu sustentei até o último minuto - afirmou ele.

O clube foi à Justiça antes de a CBF decidir paralisar o Campeonato Brasileiro por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Agora o clássico acontecerá neste domingo, às 16h, no Maracanã. Será o primeiro jogo do presidente vascaíno à frente da SAF.

- Até isso Papai do Céu abençoou, o jogo foi adiado, infelizmente por uma tragédia, mas qualquer coisa ruim que acontecesse em campo colocariam que foi porque eu estou tumultuando - completou Pedrinho.

Antes do clássico, Pedrinho se reuniu com o técnico Álvaro Pacheco e alertou o português sobre o peso do jogo de domingo.

- A única coisa que precisa se comprometer é ser competitivo, lutar e honrar. Fazer com que a arquibancada se sinta contagiada com o que acontece em campo. O maior sinal para a torcida do Vasco é o comprometimento com a camisa. Falei um pouco da minha história, ele falou a dele. E falei da importância desse clássico - contou Pedrinho na quarta-feira.

O presidente havia cogitado se reunir com o elenco caso o clássico acontecesse dias após a decisão judicial. Ele se manteve longe do CT Moacyr Barbosa nas últimas duas semanas, mas esteve no local na sexta-feira para conversar com os jogadores. A ideia foi passar tranquilidade às vésperas de um jogo decisivo pelo Brasileirão.

- Acho que a presença dele foi muito importante para os jogadores perceberem que ele está junto, está no barco para que a gente consiga os melhores resultados - comentou o diretor de futebol Pedro Martins, em coletiva na sexta.

A preocupação de Pedrinho é de quem conhece de perto o clima de um Vasco x Flamengo. Mais do que isso. De quem protagonizou momentos marcantes e polêmicos contra o maior rival.

Revelado pelo Vasco, Pedrinho cresceu em São Januário. Em 1997, ano do terceiro título do Brasileiro, o meia marcou seu primeiro gol sobre o Flamengo e garantiu vitória por 1 a 0.

O clássico mais marcante do meia foi a goleada por 5 a 1, em 2000, com direito à conquista da Taça Guanabara. Romário marcou três gols, Felipe fez um, e Pedrinho deu sabor especial ao chocolate.

- Para mim, foi o maior Vasco x Flamengo que disputei. Não sei se é o maior da história porque eu não estava no contexto dos outros mais antigos... Mas, para mim, como profissional e vindo da base do Vasco, foi o Vasco x Flamengo mais histórico - disse Pedrinho ao ge em 2020.

O camisa 10 jogou demais. Distribuiu dribles, deu ótimos passes para Romário e marcou história com uma jogada de efeito que soou como provocação. Após marcar o quinto gol do Vasco, de pênalti, Pedrinho fez sinal para a torcida do Flamengo se calar - o gesto ainda hoje é lembrado em canto da torcida nas arquibancadas. Um minuto e meio depois, levou os vascaínos à loucura ao fazer embaixadinhas próximo à risca do meio-campo e revoltou os rivais rubro-negros.

- Além da embaixadinha e do meu gol, fiz uma partida sensacional. Dei três ou quatro passes deixando o Romário na cara, joguei muito bem. Foi um dos grandes jogos que fiz na carreira - recordou o meia.

O jogo aconteceu em um Domingo de Páscoa, e o então vice-presidente Eurico Miranda distribuiu 40 mil ovos de chocolate para os torcedores do Vasco antes do início da partida, no Maracanã.

Neste domingo, às 16h, Pedrinho estará novamente no Maracanã para um clássico contra o Flamengo, mas desta vez como presidente do Vasco.

Fonte: ge
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Flamengo Flamengo 6
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir