EXCLUSIVO! Entrevistamos a @centraldoarabao , o maior perfil não-árabe na cobertura do futebol saudita, para obtermos mais informações sobre Robert Renan:
• Como foi a temporada 24/25 do Robert Renan no Al-Shabab? "Robert fez uma excelente temporada pelo Shabab. Foi titular absoluto e um dos pilares defensivos da equipe, tanto sob o comando de Vítor Pereira quanto de Fatih Terim. Com o treinador português, atuava como zagueiro em linha de três e foi muito bem. Já com o treinador turco, muitas vezes acabava atuando como lateral-esquerdo e, em outras, novamente em linha de três. Em linha de quatro defensores, como zagueiro, pouco jogou. Em resumo, fez uma grande temporada e, inclusive, nas premiações que fizemos na página de melhores da temporada, ficou entre os quatro melhores laterais-esquerdos e entre os quatro melhores sub-21 da temporada."
• Quais são as características positivas do atleta? "Robert é um zagueiro muito rápido, com ótima noção de posicionamento e boa leitura tática. Tem qualidade na saída de jogo e um bom passe longo."
• Quais são as características negativas do atleta? "Antes do Shabab, o grande problema dele era no jogo aéreo, mas, na última temporada, foi muito bem, registrando números superiores a 70% nas disputas pelo alto. Talvez o maior defeito do Robert não tenha aparecido no Shabab: a questão da confiança. Quando a perdeu no Inter, acabou indo mal. Foi justamente no time saudita que ele conseguiu recuperá-la. Além disso, por ser um jogador com boa saída de jogo e não exatamente um “zagueiro-zagueiro”, pode acabar se complicando em situações de maior pressão. Mas é o risco que se corre."
• Robert Renan é visto como uma promessa do futebol Brasileiro ou já pode ser considerado como uma realidade? "Acredito que ainda seja um zagueiro promissor. Principalmente pelo fato de precisar se provar em terras brasileiras. Mas vem da melhor temporada da carreira como profissional e, se mantiver a confiança em dia e conseguir repetir o nível de atuação que teve no Shabab, certamente vai se consolidar como uma realidade."
• Como Robert Renan é visto pelos torcedores Árabes após sua passagem pelo futebol Saudita? "A torcida do Shabab gostava muito do Robert e queria a permanência do brasileiro. Ele só não continuou no clube devido à questão financeira, mas era, sem dúvida, muito querido pelo torcedor."
• Na sua opinião, é um zagueiro que tem potencial para se firmar no futebol brasileiro e na seleção? "Sem dúvidas, Robert pode se firmar no futebol brasileiro. Sempre foi considerado um dos zagueiros mais promissores do país e, por ser muito jovem, a tendência é que evolua ainda mais. Se repetir o nível que apresentou no Shabab, certamente vai se consolidar no cenário nacional e, à medida que for evoluindo, pode até chegar à Seleção."
• O que a torcida do Vasco pode esperar de Robert Renan para a temporada de 2025? "Na minha opinião, Robert chega para ser titular na equipe do Vasco. Se repetir a boa temporada que teve no Shabab, pode ser peça importante para corrigir os problemas defensivos do Vasco."