Futebol

Perto de atingir maior sequência, Lucão comenta: "Amadureci muito"

A temporada de 2021 não poderia ter começado melhor para Lucão. Cria das divisões de base do Vasco da Gama, onde chegou no ano de 2013, o goleiro atingiu no clássico diante do Fluminense, na terça-feira passada (30/03), sua maior sequência como titular da equipe profissional cruzmaltina.

O camisa 28 foi utilizado em todas as oito partidas do Gigante da Colina, sete pelo Campeonato Carioca e uma pela Copa do Brasil. O número é o dobro do ano passado, quando ele jogou em sequência quatro jogos, dois pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Conmebol Sul-Americana.

– Amadureci muito. Minha visão de jogo mudou bastante. Por mais que eu tenha tido a chance de jogar quatro partidas e observar algumas coisas, essa sequência agora acrescentou muito mais para a minha carreira. Estou percebendo e aprimorando detalhes que são importantes para o sucesso de um goleiro. Detalhes que estão me ajudando a crescer e que não consegui perceber naquele momento – afirmou o camisa 28.

Apesar de vir de boas atuações, o jovem não se sente absoluto na meta vascaína. Lucão sabe que grandes desafios trazem grandes responsabilidades, e por isso tem procurado fortalecer suas virtudes e evoluir em outros fundamentos importantes para o sucesso da posição. O prata da casa se sente mais maduro a cada partida.

– Eu acredito que o sucesso da posição de goleiro está em ser bom nos mínimos detalhes. Quanto mais você trabalhar, mais você conseguirá fazer a diferença nas partidas. Eu tenho procurado trabalhar bastante a saída do gol, mas penso que vou evoluir mais nesse quesito, ter mais tempo de bola, com tempo de jogo. É um fundamento importante e que hoje em dias poucos goleiros possuem, consegue executar bem, então tenho procurado aperfeiçoá-lo nos treinamentos – disse o talentoso arqueiro.

MARCAS EXPRESSIVAS APESAR DA POUCA IDADE

Lucão irá completar 14 partidas pelo profissional contra o Bangu. O número de jogos pode não ser tão alto, mas suficiente para o garoto atingir marcas importantes em São Januário. É ele o goleiro mais jovem a ser titular e atuar pelo Gigante da Colina no Século 21. A marca pertencia a nada mais nada menos que Hélton, que marcou época no Clube no início dos anos 2000.

Os recordes não param por aí. Considerando todos os arqueiros da Série A do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Sul-Americana do ano passado, Lucão foi o mais jovem a ser titular e atuar. O mesmo aconteceu na primeira fase da Copa do Brasil 2021. Isso só mostra que não é comum goleiros receberem chances tão jovens. A atitude do Vasco foi exaltada por Lucão.

– Acredito que a falta de oportunidades nessa idade é pela falta de experiência. Muitas pessoas acham que a pressão pode atrapalhar, mas trabalhamos desde muito cedo para chegar no profissional e lidar com situações como essa. A verdade é que sempre foi um sonho estar no profissional do Vasco. Quem é da base sempre almeja jogar ao lado de atletas experientes, então fico feliz com essa chance. Agradeço ao Vasco pela confiança no meu futebol. Só me dá a certeza que o trabalho vem sendo bem feito – declarou Lucão.

FELICIDADE COM GAROTADA NO PROFISSIONAL

A escola de goleiros do Vasco da Gama é uma das mais famosas do país. Além do lendário Barbosa, cujo o centenário foi festejado na semana passada, Acácio, Carlos Germano e Hélton foram alguns dos arqueiros que chegaram na Seleção Brasileira após ganharem notoriedade em São Januário. Se depender do trabalho desenvolvido no Clube, o futuro está garantido.

No elenco profissional, o Vasco da Gama possui quatro goleiros, e todos foram formados na Colina Histórica. Além de Lucão e Alexander, que já atuou no profissional em temporadas anteriores, o Cruzmaltino conta também com Fintelman e Cadu, peças importantes do sub-20 nas conquistas da última temporada. O último possui convocações para a Seleção Brasileira.

– Todo garoto que está na base pensa em chegar no profissional, trata isso como objetivo, e chegar aqui ao lado de outros garotos traz uma alegria imensa. Eu já passei por isso e entendo bem como é esse processo que eles estão vivendo agora. Falo sempre para eles trabalharem forte, pois no melhor momento as coisas vão acontecer. É importante ter paciência, saber que tudo vai se realizar no tempo certo – comemorou o camisa 28.

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir