Política

Pesquisa pedida por Fernando Horta coloca candidato empatado com Eurico

A dois dias das eleições presidenciais do Vasco, uma nova pesquisa, agora feita pela chapa "Mudança com Segurança", de Fernando Horta, promete esquentar ainda mais os bastidores da política Cruz-Maltina. No estudo feito pela Agência Alvo de Pesquisa e Comunicação, Horta aparece com menos de dois pontos percentuais atrás de Eurico Miranda, da "Reconstruindo o Vasco", que ainda lidera. Logo atrás, Julio Brant, da chapa "Sempre Vasco", aparece também colocado nos líderes. Confira: 

Para se aprofundar melhor, o Esporte Interativo, de forma exclusiva, teve acesso aos métodos, dados e especificação da pesquisa realizada pela Agência Alvo de Pesquisa e Comunicação. Entenda os procedimentos para o resultado do estudo: 

Como a pesquisa foi conduzida? 

Realizada entre os dias 2 e 4 de novembro, a pesquisa entrevistou 400 sócios do quadro vascaíno. Todos os contatos foram feitos por meio do telefone em caráter quantitativo com o objetivo de apurar a intenção de votos dos associados do Vasco. 

Qual é a confiabilidade demonstrada na pesquisa? 

O intervalo de confiança é de 95%, com uma margem de erro estimada em 5%, seja para mais ou para menos, levando em consideração o resultado total da amostra. Toda a pesquisa foi feita por profissionais especializados neste tipo de estudo, utilizando um questionário elaborado para atingir o objetivo. 

Quesito voto consistente: o que seria? 

O voto consistente é um quesito em que o pesquisador, no caso, a Agência Alvo de Pesquisa e Comunicação, mede através de uma pergunta: você mudaria o seu voto até as eleições? A partir disso, esses foram os números encontrados: 

82% das pessoas que disseram que votariam em Eurico Miranda não trocariam o voto. 

65% das pessoas que disseram que votariam em Fernando Horta não trocariam o voto. 

42% das pessoas que disseram que votariam em Julio Brant não trocariam o voto. 

Em contato com o professor Marlon Cabral, também responsável pela pesquisa, o profissional explicou a questão do voto consistente. 

"Esse dado é muito interessante porque ele pergunta se você mudaria seu voto, isso demonstra consistência no voto. O Eurico tem um índice grande em relação a isso, mas, ao mesmo tempo, ele é o candidato que mais tem a rejeição do público, principalmente do indeciso". 

O que se pode concluir da pesquisa realizada? 

Com os dados apresentados, segundo a pesquisa, é claro que a eleição do Vasco em 2017, no dia 7 de novembro, pode ser a mais disputada d​a história do clube e, de acordo com o professor Marlon Cabral, um quesito decidirá o vencedor. 

"A eleição do Vasco está aberta. Você, hoje, não pode cravar ninguém. E quem vai decidir é o número de indecisos. O que pesa para o lado da oposição é que é muito nítido que as pessoas que estão indecisas não votam no Eurico. Então elas vão optar pelo Horta ou pelo Brant. Em resumo: está aberta e o indeciso vai decidir, levando em conta o voto consistente explicado acima".  

Foto: Lucas Pedrosa/EIHorta
Horta
Fonte: Esporte Interativo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir