Categorias de base

Phillippe Coutinho e Alex Teixeira e suas experiências na Seleção Brasileira

Dois atletas do Vasco vêm sendo convocados seguidamente para as categorias de base da Seleção Brasileira. Phillippe Coutinho e Alex Teixeira já são figurinhas repetidas nos elencos da Sub15 e Sub17, respectivamente.

A dupla acabou de retornar de competições no exterior trazendo mais títulos com a camisa verde-amarela. De volta à rotina no Rio de Janeiro, os dois garotos compartilham as salas de aula do Colégio Vasco da Gama e os campos de treino das divisões de base do clube.

O Vasco ainda cedeu para a Seleção Brasileira Sub13 o goleiro Leonam e o zagueiro Matheus. O último atleta formado nas divisões de base de São Januário a atingir a Seleção principal foi o meia Morais, de 22 anos, na temporada passada.

Phillippe Coutinho

Phillippe Coutinho disputou alguns amistosos no Catar e na Espanha nos meses de março e abril. Além disso, foi campeão da Copa Internacional do Mediterrâneo, uma Minicopa do Mundo da categoria Sub15, realizada na cidade de Barcelona.

Ao todo, Felipinho marcou 5 gols na excursão. Segundo ele, o mais bonito foi contra o time espanhol Gimnastic Man.

“Peguei a bola na linha lateral, dei uma pedalada e passei pelo zagueiro. Quando o goleiro saiu, toquei no canto dele”, contou o garoto que completará 15 anos no dia 12 de junho.

O habilidoso atacante, destaque da equipe de Futebol Infantil do Vasco, está adquirindo muita experiência nessas viagens internacionais e percebendo que na vida nem tudo são flores.

“A cada convocação me sinto mais à vontade. Mas vejo também que as dificuldades vão aumentando. Tinha um time da Rússia com jogadores fortes, que batiam muito, apelando para a violência para segurar o nosso futebol”, disse a jovem promessa cruzmaltina.

Alex Teixeira

O ano mal começou e Alex Teixeira já conquistou dois títulos importantes: a Copa Rio Juvenil e o Campeonato Sul-Americano Sub17, pelo Vasco e Seleção Brasileira, respectivamente. De volta a São Januário, o atacante comentou mais uma experiência vitoriosa com a camisa canarinho.

“Foi uma competição muito difícil, pois sofremos algumas derrotas e tivemos que nos superar. Na base da união chegamos ao título. Apesar de não ter feito muitos gols, o técnico Edgar ressaltou a minha importância em campo, o bom posicionamento e as assistências para os companheiros”, disse Alex, que balançou as redes duas vezes na competição realizada no Equador.

Apontado como uma grande promessa das categorias de base cruzmaltinas, Alex Teixeira vem treinando desde a semana passada para a disputa do Campeonato Estadual de Futebol Juvenil, com início previsto para o final de abril.

“Quero passar um pouco da minha experiência aos meus colegas do Vasco. Quero me destacar ainda mais neste ano e chegar logo ao time profissional”, sonha o jovem de 17 anos.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri