Categorias de base

Phillippe Coutinho será integrado aos profissionais para evitar assédio euro

O Vasco dará um importante passo na tentativa de garantir a permanência de sua mais recente descoberta: Phillippe Coutinho.

Nos próximos dias, o apoiador de apenas 15 anos e mais um grupo de promessas passarão a dividir o gramado de São Januário com Edmundo, Morais, Tiago & Cia.

Mas calma. Phillippinho, como é chamado no clube, não será a aposta do técnico Antônio Lopes para as finais do Campeonato Carioca. A medida visa ambientar as revelações ao cotidiano do elenco profissional, em treinos distintos.

Diferenciado até pela grafia, Phillippinho tem despertado o interesse de clubes poderosos da Europa, como Manchester United, Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid e Benfica. Mas foi a convincente investida do Real Madrid que balançou a família Coutinho. Em fevereiro, emissários do clube espanhol estiveram no Rio de
Janeiro para conversar com José Carlos Coutinho, pai do atleta.

– Toda família ficou honrada. O Real Madrid é um dos maiores clubes do mundo, mas aguardo que ele chegue a um entendimento com o Vasco. Não quero uma saída problemática, até porque o Vasco tem a prioridade para assinar o primeiro contrato profissional de Phillippe – disse José Carlos Coutinho.

A proposta não foi bem recebida pelo Vasco. De acordo com a imprensa espanhola, ela chegaria a R$ 9 milhões. O fato é que o presidente interino, Eurico Miranda, denunciou o Real Madrid, por aliciamento, à CBF, à Fifa, à Federação Espanhola, à Uefa e ao Juizado da Infância e da Juventude do Rio.

A manobra de ambientar seu jovem craque ao elenco profissional será tomada justamente para mostrar que ele pertence ao Vasco.

Em 12 de junho, quando completará 16 anos, Phillippe poderá assinar seu primeiro contrato profissional. Enquanto o dia não chega, ele leva uma vida normal, que, na sua realidade, se resume entre as aulas no Colégio Vasco, no 2oano do Ensino Médio, e aos treinos e jogos pelo clube e Seleção Brasileira.

As precoces mudanças têm sido bem assimiladas por Phillippinho: – Minha preocupação é jogar bola, meus pais cuidam do restante.

Embora se destaque entre os vários garotos das categorias de base do Vasco, Phillippe Coutinho cultiva com carinho um sonho comum até mesmo ao menos badalado jovem. São freqüentes os sonhos do menino em que ele é a estrela de um Vasco e Flamengo com o Maracanã lotado de torcedores. O carinho da torcida, a
emoção do gol heróico e a reverência vinda da arquibancada são desejos do jovem Phillippe.

O jovem herdeiro da Colina visitou o Maracanã a convite do LANCE! e, no gramado histórico, voltou a imaginar jogadas contra o principal rival vascaíno. O histórico nas categorias de base contra o Flamengo,aliás, é animador para o torcedor cruzmaltino. Phillippe garante levar vantagem nos confrontos que já teve com o Flamengo, embora em 2007 tenha sofrido um revés.

– Nunca perdi para o Flamengo no tempo normal. No ano passado perdemos a final do Carioca para eles na decisão por pênaltis. Então, nem considerei, não – diz Phillippe, em meio a um sorriso que revela o garoto por trás da promessa.

Há quase dois anos, aliás, Phillippe fez questão de sentir de perto a emoção de seu grande sonho. No segundo jogo da final de Copa do Brasil, em 2006, o jovem de 15 anos foi um dos gandulas.

– Se como gandula já senti essa emoção, imagine jogando... Deve ser mágico – suspira o garoto.

Por morar perto do Maracanã, a promessa vascaína acompanha com freqüência as partidas do Vasco no estádio. Mas a severa lei do mundo da bola e o interesse freqüente de clubes com maior poderio econômico podem impedir que Phillippe deixe os gramados brasileiros sem ao menos disputar um Vasco e Flamengo pelos profissionais. Semelhante fenômeno aconteceu com Alexandre Pato, que deixou o Inter rumo ao Milan aos 17 anos sem nem mesmo disputar um Gre-Nal pelos profissionais.

Para segurar Phillippe, o Vasco deve remunerá-lo bem em seu primeiro contrato profissional para elevar a multa rescisória. Afinal, a multa para clubes nacionais é calculada ao multiplicar por cem o valor do salário anual do atleta.

Para mercado internacional, no entanto, o clube está livre para estipular o valor desejado – pode, assim, lucrar à vontade caso o interesse do Real Madrid seja concretizado.

Quem é ele
Nome: Phillippe Coutinho Correia
Nascimento: 12/6/1992, no Rio de Janeiro (RJ)
Altura e peso: 1,72m e 64kg
Posição: Apoiador
Títulos: São 22 títulos na carreira até agora.

Pela Seleão Brasileira, destacam-se o Sul-Americano de futebol infantil em 2007 e do Torneio do Mediterrâneo.

Pelo Vasco, dois Estaduais e a Copa Nike, esta em 2007.

Mini craque
15 anos tem Phillippe Coutinho. Em junho, o garoto irá completar 16.
106 gols tem Phillippe Coutinho em 93 jogos disputados na carreira.
3 milhões de euros teria sido o valor oferecido pelo Real Madrid ao Vasco para levar Phillippe Coutinho para a Espanha. Ainda que a negociação fosse concretizada, o jovem atleta só poderia representar o clube merengue
profissionalmente quando completar 18 anos.

Trajetória
1999 Aos sete anos, o jogador ingressa no Vasco para jogar futsal. No ano seguinte, é campeão estadual no campo.

2002 Também jogando futsal pelo clube cruzmaltino, Phillippe é campeão estadual da categoria.

2006 Já destaque no Vasco, Phillippe chama a atenção da Seleção Brasileira e é convocado para a equipe sub-14.

2007 O jogador desperta interesse de clubes europeus, com o Real Madrid.

2008 Irritado com o assédio do Real, Eurico Miranda denuncia o clube na Fifa e na Uefa por aliciamento.

Diante disso, Real faz proposta de 3 milhões de euros.
Família blinda a promessa vascaína

A sólida base familiar garante a Phillippe Coutinho a condição de se dedicar exclusivamente ao futebol. Seus pais, o arquiteto José Carlos Coutinho e a dona-de-casa Esmeraldina Coutinho, têm a tarefa de prepará-lo para as mudanças que começaram a acontecer.

– Não é fácil. É muita informação para um menino de 15 anos, mas tentamos preserválo. Conversamosmuito e o alertamos a manter os pés-no-chão, pois há muita ilusão na profissão de jogador – disse José Carlos.

Além dos pais, Phillippe conta com o apoio e os conselhos dos irmãos mais velhos, Leandro e Cristiano Coutinho, que também são responsáveis pelas filmagens de seus jogos.

Real prefere manter o silêncio

Contactado pela reportagem do LANCE! para responder sobre o interesse em Phillippe Coutinho, apontado como “novo Messi” na Espanha, o Real Madrid evitou falar sobre o assunto. Na última semana, o clube merengue iniciou a construção do CT de Valdebebas, onde disponibilizará moradia e estudo escolar e
universitário para todos os seus atletas revelados.

– Normalmente não nos pronunciamos sobre jovens atletas de fora da Espanha – limitou-se a dizer o coordenador de comunicação do Real Madrid, Luis Alberto Villarejo Alonso.

Segundo a imprensa espanhola, o Real ofereceu três milhões de euros ao Vasco para levar o garoto.

Mesmos agentes de Verón e Crespo

Mesmo com tão pouca idade, Phillippe Coutinho despertou o interesse de agentes internacionais. Desde 2005, o garoto é agenciado pela HAZ Sport Agency, empresa do argentino Gustavo Arribas, ligado ao israelense Pini Zahavi. Este último tem, também, ligações com o iraniano Kia Joorabchian, ex-presidente do ex-parceiro do
Corinthians, o MSI. A empresa representa, ainda, jogadores de renome, casos dos argentinos Verón, Crespo e Diego Milito.

Representante da HAZ Sport Agency no Brasil, Cacau Barbosa, ex-supervisor de futebol de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, afirma que o momento é de calma.

– O projeto de Phillippe é algo muito maior. Na hora certa o Vasco irá procurá-lo. O talento dele é inegável e seu sucesso, inevitável – diz.

Confira bate-bola com José Carlos Coutinho, pai de Phillippe Coutinho

- A partir de 12 de junho, Phillippe poderá assinar seu primeiro contrato. Será com o Vasco ou com o Real Madrid?
Estive com Eurico Miranda, que afirmou que Phillippe não deixará o clube. Não pretendo brigar.

Caso não ocorra um acordo, a tendência é que ele assine o primeiro contrato com o Vasco. Não quero que a sua carreira comece tumultuada, polêmica. Uma saída litigiosa está fora de questão.

- A diretoria interina do Vasco chegou a procurá-lo?
Ainda não. Por enquanto, a única proposta oficial foi a apresentada pelo Real Madrid. Se houvesse acordo entre os clubes, iríamos para a Espanha. Prefiro me arrepender de algo que fiz e mais tarde não ser cobrado pelo meu filho.

- Quando surgiu o interesse do clube espanhol na contratação de Phillippe Coutinho?
Depois do Sul-Americano sub-15, em fevereiro. Estive com representantes do Real, mas disse que eles deveriam procurar o Vasco, pois Phillippe é atleta do clube apesar de ainda não ter contrato.

- O que motivou a escolha da empresa HAZ para administrar a carreira de Phillippe Coutinho?
Tínhamos ofertas de muitos empresários, mas fizemos uma pesquisa. Optamos pela HAZ pela experiência e força que eles têm no mercado internacional.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri