Futebol

Pikachu "ganha vida" no Vasco com retorno de Luxemburgo

5

A reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Vasco não foi com vitória, mas o ponto somado no empate sem gols com o Atlético-GO na última quinta-feira (7) foi o suficiente para o Vasco deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Pelo menos até a rodada deste fim de semana.

Uma das mudanças realizadas pelo treinador de 68 anos foi a volta de Yago Pikachu entre os titulares. Muito criticado pela torcida por não apresentar um futebol de qualidade nas poucas vezes em que esteve em campo em 2020, o jogador finalmente voltou a ter um bom desempenho, atuando mais avançado como uma ponta direita, a mesma posição que jogava com Luxa em 2019 no Cruz-Maltino.

Pikachu chegou ao clube de São Januário em 2016 depois de se destacar na lateral direita do Paysandu, na Série B do Brasileiro de 2015. No entanto, sucessivos técnicos decidiram utilizá-lo como meia-atacante, inclusive Alberto Valentim, que antecedeu Luxemburgo no comando da nau vascaína na temporada de 2018 até meados de 2019.

Curiosamente, em sua chegada ao Vasco em maio daquele ano, o “Pofexô” defendeu o retorno de Pikachu à lateral do Vasco. Na época, ele dizia que “jogando na frente Pikachu era modesto por ter a função de marcação e não reunir as características de um jogador para atuar na frente”. Não demorou para Luxa notar a polivalência do paraense de 28 anos e apostar em sua versão mais adiantada. O resultado veio logo. Pikachu foi o artilheiro da equipe na temporada de 2019.

Luxemburgo saiu do clube em dezembro daquele ano, e o rendimento do jogador caiu. A volta do comandante, no entanto, parece ter dado fôlego novo ao atleta. Em seu primeiro jogo após o retorno, o treinador optou por testá-lo como nos velhos tempos, na ponta direta, e não na lateral.

A escolha foi acertada. O futebol de Yago Pikachu, como há tempos não se via, renasceu das cinzas, e o jogador foi um dos melhores do time no empate por 0 a 0 com o Dragão em Goiânia.

“Pikachu não é surpresa para mim e nem para vocês, porque jogou muito tempo ali naquela posição”, disse Luxemburgo em entrevista coletiva após o jogo, antes de elogiar a parceria com o lateral-direito Léo Matos: “Gostei da dobradinha dele com o Léo Matos”.

Porém, Matos recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do clássico de domingo contra o Botafogo, em São Januário. Luxemburgo deixou claro que tem duas opções: Cayo Tenório e Yago Pikachu. Caso opte por recuar Pikachu, o técnico pode escalar Vinícius ou Carlinhos no setor de criação.

Fonte: Jogada 10
  • Quarta-feira, 20/01/2021 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 4
    Campeonato Brasileiro Estádio Nabi Abi Chedid
  • Domingo, 24/01/2021 às 20h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quarta-feira, 27/01/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro Allianz Parque
  • Domingo, 31/01/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 04/02/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro Maracanã
  • Quarta-feira, 10/02/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro Castelão
  • 17/02 (qua) ou 18/02 (qui)
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro São Januário