Futebol

Plano era poupar Juninho Pernambucano contra o Botafogo

Ao sentir um incômodo muscular na coxa direita e deixar o jogo contra o São Paulo no intervalo, o meio-campo Juninho Pernambucano sinalizou que, apesar de se cuidar e ter ótimo preparo físico, precisa se adaptar aos poucos ao futebol brasileiro. De fora do jogo contra o Santos, ontem, mesmo sem lesão detectada em exames, o Reizinho já tinha chances de não começar jogando o clássico contra o Botafogo, no domingo.

Aos 36 anos, Juninho tem uma função tática que lhe exige mais mobilidade que Felipe, de 35 anos. O maestro tem, por exemplo, 25% de tempo de posse de bola a menos que o companheiro.

Na avaliação do fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, Juninho ainda precisa cumprir as etapas que Felipe passou quando voltou ao Brasil do futebol árabe. Sendo assim, as dores e o desfalque não foram surpresa.

— O Juninho tem uma intensidade mais elevada que o Felipe. É uma rotina de jogo incessante, não estava fora do planejamento. Poderia ter até algo mais grave — admite o fisiologista, confirmando que havia a hipótese de ausência no domingo. — Contra o Santos era um jogo importante, acreditava-se que ele poderia jogar. Pensava-se em poupá-lo no fim de semana — afirmou, mencionando cuidados redobrados desde que o ídolo voltou à Colina.

Cobertor curto

Em fase mais avançada fisicamente, Felipe pode ser mais exigido. Contudo, tanto um quanto outro têm a favor a experiência, que lhes permite sentir a hora de tirar o pé.

— Deu uma dorzinha eles logo falam, pedem para sair, para que não vire uma situação mais grave — reconhece Daniel Gonçalves.

Com a mudança de planos, Juninho pode começar jogando o clássico de domingo contra o Botafogo, para que Felipe possa descansar um pouco.

Fonte: Extra
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117