Regularmente convocado por Jorge Jesus, Alan Kardec continua a cumprir um período de adaptação ao futebol europeu. O centroavante de 21 anos chegou à Luz no início de 2010 como aposta de médio prazo dos responsáveis encarnados, que quiseram garantir a chegada de um jogador que cativou os olheiros dos principais clubes europeus durante o último Mundial de Sub-20, que decorreu no Egito, em setembro e outubro de 2009.
Com 120 minutos disputados em cinco jogos oficiais, o ponta-de-lança sabe que tem poucas possibilidades de vingar de imediato no setor ofensivo das águias dada a forte concorrência que existe no ataque encarnado. Saviola e Cardozo são os titulares e, nesta fase da temporada, o camisa 31 tem de disputar com Nuno Gomes, Weldon e Éder Luís um lugar no banco de suplentes.
O técnico sabe que no final da temporada vai perder algumas das suas pérolas. Tendo em conta que Cardozo tem sido um dos mais cobiçados, sobretudo por clubes britânicos, JJ pretendeu precaver-se ao pedir a contratação de um jogador com as mesmas características físicas.
Desde que chegou a Portugal que o jovem brasileiro tem estado sob a atenção da equipa técnica. A principal prioridade de Jesus é corrigir sua movimentação que revela alguns vícios adquiridos no futebol brasileiro onde a velocidade é muito inferior. Entretanto vai aproveitando os escassos minutos para se adaptar às marcações, segundo o Jornal Record.