💢 CLAUDIO SPINELLI
O argentino Claudio Spinelli, destaque do Independiente Del Valle, dever ser o novo reforço do Vasco da Gama. Se ele é um ilustre desconhecido para você, vem com a PFQL, que a gente te conta um pouco sobre ele!
Claudio Spinelli é argentino, com 29 anos, 1.80m e pé direito dominante. Revelado pelo Tigre, foi comprado pelo Genoa, da Itália, em 2018, sendo emprestado várias vezes até o final do contrato. Após isso, passou por clubes como Lanús e Defensor Sporting até chegar ao Independiente Del Valle em 2025. Com ótima temporada, chamou a atenção do Vasco da Gama, que encaminhou sua contratação.
Em 2025, segundo o Transfermarkt, foram 51 jogos, com 28 gols e 2 assistências.
Spinelli é centroavante, e tem um comportamento bastante ativo fora da área: Recua para dar espaço aos companheiros e consegue dar passes em profundidade, apesar de não ser o principal foco. Em comparação a Brenner, podemos dizer que se aproxima de um perfil mais "tradicional" para um camisa 9.
Claudio demonstra boa capacidade de fazer pivô e também de dominar a bola. Todavia, ele apresenta certa dificuldade contra defensores mais físicos, visto que sua velocidade não é alta e que ele não possui boa imposição física. Com isso, considerando que o Brasileirão tem uma exigência bem maior que a liga equatoriana, é possível que ele enfrente sérias dificuldades. Sua condução é boa, conseguindo vencer adversários no 1v1 (apesar de não ter boa precisão) e encontrar caminhos para a progressão.
Nas finalizações, predominam a perna direita e o cabeceio, com destaque para o posicionamento. É um típico atacante oportunista, que sempre procura a bola (ou "a bola o procura"). Sabe finalizar de fora da área, e, com bom posicionamento, recebe muitas chances por partida: Às vezes marca, às vezes perde, sem grande letalidade.
Spinelli tem boa impulsão e jogo aéreo, podendo até mesmo fazer a "casquinha" quando necessário, mas não é uma potência no quesito como outros centroavantes. Defensivamente, sem grandes contribuições, mas pode auxiliar na pressão no campo de ataque. Nunca foi expulso na carreira e comete poucas faltas.
Uma ressalva que deve ser feita é: Um terço dos gols da carreira de Spinelli foram marcados em 2025. Segundo o Transfermarkt, ao todo, são 63 gols em 229 partidas. O número baixo de jogos, principalmente, indica problemas de adaptação, os quais podem estar relacionados às frequentes trocas de time ao longo da trajetória.
Para concluir, Claudio Spinelli é uma boa aposta. Não tem uma grande carreira, mas vem de um excelente 2025 e já demonstrou talento. Como reserva, faz bastante sentido, e, vindo a baixo custo, é uma contratação boa. Vale observar a adaptação do atleta ao futebol brasileiro, a qual tende a ser mais difícil. Será necessário um melhor trabalho da comissão técnica.
Mais lidas