Futebol

Portuguesa-RJ aciona Vasco na Justiça por vínculo com Nathan, do Sub-20

A Portuguesa-Rj acionou a Justiça para que o Vasco reconheça um suposto acordo de cessão de direitos econômicos entre os clubes no caso do atleta Nathan, lateral-direito de 18 anos que está no sub-20.

A Lusa alega que tem direito a 30% do valor de uma futura venda do jogador - que quase foi para o Valencia, da Espanha, no início deste ano. Só o que o clube da Ilha do Governador busca é o reconhecimento desse vínculo para se precaver no caso de uma transferência no futuro. O Vasco disse, em janeiro, que não tem ciência do acordo.

- A gente quer o reconhecimento de que o atleta foi formado na Portuguesa e foi passado ao Vasco, de que existe essa parceria de direitos econômicos. Nós temos hoje outros jogadores no Vasco, todos com documentos assinados. Mas esse é o jogador que teve mais projeção, por isso que causa uma estranheza muito grande. Tivemos que entrar por esse caminho - disse ao GloboEsporte.com Marcelo Barros, VP de Futebol da Portuguesa-RJ.

Os outros jogadores da Portuguesa cedidos ao Vasco nesses moldes (com direito a 30% do valor de uma futura venda) são Cauã dos Santos Salinas da Conceição, Gabriel Paz, Isaque Montalione e Matheus da Silva Jerônimo. Os quatro jogam, no momento, nas categorias de base do Cruz-Maltino.

Um contrato em papel timbrado enviado pelo jurídico do Vasco traz na cláusula segunda o seguinte: "Na hipótese de assinatura de contrato profissional entre ATLETA e VASCO, este último passará a ser detentor de 100% (cem por cento) dos Direitos Federativos e Econômicos sobre o primeiro e pagará a PORTUGUESA o percentual de 30% (trinta por cento) sobre o valor de uma futura transferência onerosa, sendo que o prazo para pagamento e/ou repasse do valor equivalente, será de 72 horas a contar da data do recebimento da importância pelo VASCO.

- Fomos nós, inclusive, quem levamos o jogador lá e o entregamos lá pessoalmente. Nós temos todos os registros certinhos aqui, inclusive todos os e-mails do Vasco reconhecendo os 30%. A Justiça vai ser a nosso favor, porque o erro foi do Vasco. Uma coisa muito triste, a gente não esperava isso - lamenta o dirigente da Lusa.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário