Clube

Posse de Jorge Salgado vira nova polêmica no Vasco

Como se já não bastassem todas as batalhas jurídicas que envolvem a eleição do Vasco em meio à luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o clube agora também se vê diante de um conflito interno no que compete à data da posse de Jorge Salgado, declarado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) como o vencedor do pleito.

Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro fez a convocação, no último sábado (16), marcando a sessão solene para a próxima segunda-feira (25), algo que gerou discordância por parte dos apoiadores de Salgado.

Eles alegam que os artigos 55 e 76 do estatuto do clube são claros em afirmar que o evento tem que acontecer na primeira semana da segunda quinzena de janeiro. Ou seja, este ano, tendo este calendário como base, a data limite seria até esta sexta-feira (22).

Por conta desta interpretação, Faues Cherene Jassus e Otto Carvalho — atual e futuro presidente da Assembleia Geral, respectivamente — emitiram no dia seguinte a convocação de Monteiro um ofício solicitando que o presidente do Conselho Deliberativo retificasse a data, classificando o ato como uma "violação estatutária".

O dirigente, porém, ignorou até o momento, o que fez com que Jassus e Carvalho emitissem um novo ofício ontem (18), desta vez ao vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Romay, que pertence ao mesmo grupo político de Monteiro e compartilha das mesmas ideologias que seu companheiro de órgão.

Neste novo documento, a dupla se baseia no artigo 99, inciso XXI, do estatuto do clube e alerta que, caso a sessão solene não seja marcada para o próximo dia 22, quem fará a convocação será o presidente da Diretoria Administrativa, Alexandre Campello.

Otto Carvalho, membro do nosso grupo, e Faues Mussa, atual e futuro presidentes da Assembleia Geral, encaminharam ofício ao VP do Conselho Deliberativo para que cumpra o estatuto.

Lembrando que o estatuto determina que o conselho se reúna na 1° semana da 2° quinzena de janeiro. pic.twitter.com/3nD6XwvRud

Ao Vasco Tudo ? (@aovascotudoavt) January 18, 2021

Campello, aliás, também notificou Romay fazendo a mesma solicitação e confirmando que, caso não haja a retificação, ele fará a convocação.

Rege a carta magna vascaína que o evento tem como fim dar posse aos membros eleitos para o Conselho Deliberativo e empossar também os presidentes e vices da Diretoria Administrativa e Assembleia Geral.

Também na mesma sessão se elege a Mesa Diretoria do Conselho Deliberativo e os integrantes do Conselho Fiscal para o próximo triênio.

Monteiro entrou com ações contra Salgado

A possibilidade de consenso entre as partes é remota, principalmente pelo conflituoso cenário político criado os envolvidos. Roberto Monteiro é apoiador do ex-candidato Leven Siano e ingressou com ações na Justiça no sentido de invalidar a vitória de Jorge Salgado na eleição do Vasco.

O dirigente também sempre esteve em lado oposto ao de Jassus e Otto na trincheira da guerra política cruz-maltina.

Sessão será híbrida?

Algo que não deve render tanta polêmica é em relação ao formato da sessão solene. Alexandre Campello já informou a Monteiro, também por ofício, que o evento acontecerá de modo híbrido e que o clube já contratou a empresa "Tafner" para gerir a votação on-line da Mesa Diretora do Conselho.

O dirigente se baseia nas questões sanitárias relacionadas à Covid-19 e também no acórdão do desembargador Custódio de Barros Tostes, que frisou a alteração na Lei Pelé que determina que os processos eleitorais das entidades desportivas devem assegurar votação não presencial.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri