Mercado

Poucos estão garantidos no Vasco para a temporada 2021

Poucos estão garantidos no Vasco. Seja para domingo, quando enfrentar o Corinthians, em São Paulo, seja para a próxima temporada. O sentimento no clube é de necessidade de reformulação, a curto e a longo prazo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não tem como pensar muito longe — suas atenções estão voltadas para o jogo na Neo Química Arena, que poderá rebaixar o Vasco à Série B. A semana cruz-maltina acontece com a perspectiva de mexidas na equipe que perdeu para o Internacional.

Marcelo Alves, um dos poucos que se salvam neste fim de Brasileiro dramático, deve ser titular. O companheiro de zaga deverá ser Ricardo Graça ou Leandro Castan. O capitão, alvo de críticas da torcida, tem adotado o silêncio nos últimos dias. Já a prata da casa tenta levantar o moral vascaíno antes do confronto com os paulistas.

— Seguimos dependendo das nossas próprias forças nesse Brasileirão — afirmou Ricardo Graça, mais apegado ao discurso motivacional do que à matemática, uma vez que o time precisa torcer contra o Bahia para se livrar da quarta queda.

Leonardo Gil deve ser barrado. Ele já havia perdido espaço com Luxemburgo, voltou a ser titular contra o Internacional, mas o desempenho diante dos gaúchos pode ter decretado sua saída, talvez definitiva.

Contratos longos podem ser obstáculo

Ele faz parte do grupo de atletas, pequeno, cujo contrato se encerra durante a temporada de 2021 — além dele, constam Marcelo Alves, Neto Borges, Henrique, Benítez e Ygor Catatau. Desses, o Vasco deve ficar apenas com Marcelo Alves. O caso de Benítez é uma incógnita, uma vez que os valores para compra são impeditivos.

Outros jogadores, com contrato mais longo, poderão deixar o clube ao fim da temporada 2020, independentemente de o time estar na Série A ou na Série B em 2021. O presidente Jorge Salgado já deixou claro que a prioridade no primeiro ano de gestão será otimizar os gastos com o elenco — em outras palavras, com investimentos semelhantes ao atual, obter resultados melhores. E isso passa necessariamente por uma reformulação do elenco. Se o pior acontecer, a necessidade de mudanças será ainda maior.

Entretanto, muitos nomes, alguns deles bastante contestados pela torcida, possuem vínculo mais longo com o clube da Colina. Neste caso, a diretoria terá de negociar a saída definitiva ou por empréstimo, sem gerar novos passivos trabalhistas para o Vasco.

Contrato curto (término até agosto)

Marcelo Alves, Neto Borges, Henrique, Leo Gil, Benítez, Ygor Catatau

Contrato médio (termino em dezembro)

Miranda, Léo Matos, Yago Pikachu, Andrey, Marcos Júnior, Gustavo Torres, Cano

Contrato longo (término em 2022 e diante)

Alexander, Lucão, Fernando Miguel, Ulisses, Werley, Ricardo Graça, Leandro Castan, Cayo Tenório, Riquelme, Caio Lopes, Bruno Gomes, Juninho, Carlinhos, Tiago Reis, Lucas Santos, Gabriel Pec, Vinícius, Talles Magno

Fonte: Agência O Globo
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78