Esquema 3-6-1 e treino secreto de manhã. O técnico Renato Gaúcho tenta o que pode para não dar mole ao Paraná, adversário do Vasco de amanhã e dono do melhor ataque do Brasileiro-2006, com 27 gols. E o ímpeto ofensivo dos paranistas não é o único motivo que deixa o treinador precavido: um levantamento feito pelo L! chegou à conclusão de que dos últimos cem jogos do Vasco fora do Rio em Brasileiros o time sofreu gols em 88.
Como na partida de amanhã a defesa vascaína estará parcialmente modificada - Cássio e Fábio Braz, suspensos, e Wagner Diniz, machucado, não jogam -, Renato resolveu adotar formação mais para cautelosa, com o objetivo de pelo menos trazer um pontinho.
Embora não confirme, o técnico apostará em três zagueiros. Ontem, ele trocou o coletivo, à tarde, por um treino tático. De manhã, treinou secretamente. Mas é certo que, atrás, Roberto será o camisa 1, Claudemir e Diego estarão nas laterais e Paulão, Éder e Jorge Luiz, na zaga.
- A defesa é praticamente nova.
Estou procurando dar entrosamento aos jogadores que estão entrando no time. Quis criar situações que o Paraná vai nos criar neste domingo. O jogo é muito importante para nós - disse Renato Gaúcho.
Foi usando três zagueiros e apenas um atacante que Renato levou o Vasco a boas vitórias no Brasileirão, como sobre o Grêmio (2 a 1 no Olímpico) e o Flamengo (1 a 0 no Maracanã). Ele também escalou o time assim na derrota (2 a 0) para o Goiás, no Serra Dourada. Portanto, o tal esquema não chega a ser novidade alguma para o grupo.
- Os jogadores sabem direitinho o que eu quero - disse.
No Brasileirão de 2005, o time de Renato não sofreu gols pela primeira vez fora. Coincidentemente, contra o Paraná (empate em 0 a 0). Se a história se repetir amanhã, no Pinheirão, as chances de o Vasco vencer - e ultrapassar o time paranaense na tabela - aumentarão muito.
Mais lidas