Futebol

Presidente da Comissão de Arbitragem rebate críticas

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, preferiu não responder diretamente aos técnicos Mano Menezes, do Bahia, e Renato Portaluppi, do Grêmio, e ao presidente do Vasco, Alexandre Campello. Mas pediu respeito aos profissionais da arbitragem ao mesmo tempo que garantiu a independência no cargo.

- Acima de tudo, críticas todos podem fazer. Fico feliz que as decisões técnicas estão sendo corretas. Isso é muito bom. Mas, independentemente de acerto ou erro, tem que manter o respeito. Um respeito mútuo, pois cobro dos meus árbitros. Eles devem respeitar para serem respeitados. Não estou falando de fatos específicos, mas a rodada como um todo algumas pessoas passaram da dose - disse Gaciba em entrevista ao ge.

- Algumas atitudes que aconteceram fugiram ao tom da crítica, passaram do normal na questão de reclamações. Mas não é nosso papel tratar disso. É do STJD. Nossa função é continuar trabalhando com respeito e fortificar a arbitragem.

Mano, Renato e Campello criticaram duramente a arbitragem na rodada do fim de semana. O técnico do Bahia foi citado na súmula pelo árbitro José Mendonça da Silva Junior, depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. O treinador do Bahia chegou a dizer durante a partida que ele nunca mais apitaria na Série A.

Renato Gaúcho cobrou Gaciba publicamente sobre os critérios do VAR. E Alexandre Campello, presidente do Vasco, disse que o time foi "garfado", apontou decisões absurdas no clássico com o Flamengo (2 a 1 para o Rubro-Negro) e se antecipou ao jogo contra o Corinthians, fazendo referência a arbitragens dos últimos anos.

"Nenhum tipo de interferência"

Gaciba não quis tratar caso a caso das reclamações dos últimos dias, mas deixou claro que nem a Comissão nem a CBF, "na filosofia do presidente Rogério Caboclo", vai aceitar qualquer pedido de retirada de árbitro da escala.

- Temos total autonomia na comissão de arbitragem. Não há nenhum tipo de interferência. Todos têm que ter independência em suas funções. Nós não temos interferência sobre clubes e eles não podem ter sobre a arbitragem. Críticas construtivas são muito bem-vindas e trabalhamos diuturnamente pela evolução da arbitragem, mas temos que manter isonomia.

Questionado sobre o pedido de Alexandre Campell para abrir as decisões do VAR, Gaciba disse que "não ia falar de pessoas especificamente", mas lembrou, sem especificar se o Vasco já solicitou encontro com a CBF, que as portas da Comissão de Arbitragem estão abertas para apresentar todas as informações sobre o VAR.

- Nenhum clube de futebol que solicitou para a Comissão ouvir áudios deixou de ser atendido. Muitos vieram e puderam ouvir os áudios. Viram a linha (de impedimento) ser feita. Mas a divulgação em tempo real é proibida pela Fifa. E os clubes sabem disso. A CBF segue as orientações da Fifa - afirmou.

Conbmbol faz seleção e bota videos didáticos, coo a gente fez no inicio do campeonato. Fizemos webinar, como é a revisão, processo é feito dentro da cabine. Webinar tem também. O que é revisão factual. Foi enviado link dos clubes, todos tem. So querer estudar, olhar, o que é o protocolo do arbitro de video, todos estão a disposição.

Var

Diminuiu sensivelmente. Não posso te passar tudo, corregedoria é órgão separado da comissos. Ate para questão de isonomia. Na serie a, diminuiu sensivelmente numero de solicitações e escalecimento de lances, em erro mais ainda. Quando o clube tem razão no que ta reclamando.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário