Clube

Presidente da CPI da Manipulação de Jogos convoca árbitros para depor

A argumentação do senador consiste no fato de que Claus e Daiane foram escalados juntos como equipe de arbitragem em 11 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023. Ainda de acordo com as justificativas, outras duplas teriam sido escaladas em no máximo três rodadas.

"É flagrante que essa enorme quantidade de atuações conjuntas da dupla causa estranheza e cria exposição desnecessária aos dois. Afinal, é notório que o risco de erro é proporcional ao número de atuações", diz o documento.

Após a votação dos senadores na sessão desta quarta-feira, serão definidas as datas das oitivas e os ofícios serão encaminhados aos agentes requeridos.

Confira os jogos em que Claus e Daiane foram escalados juntos:

Atlético-MG 1 x 2 Vasco (15/04)

Atlético-MG 2 x 0 Internacional (13/05)

Botafogo 1 x 2 Flamengo (02/09)

Vasco 4 x 2 Fluminense (16/09)

Fortaleza 1 x 1 Grêmio (30/09)

Goiás 4 x 6 Bahia (07/10)

Flamengo 1 x 0 Vasco (22/10)

Palmeiras 5 x 0 São Paulo (25/10)

Bragantino 1 x 0 Corinthians (05/11)

Atlético-PR 1 x 1 Fortaleza (08/11)

Santos 0 x 0 São Paulo (12/11)

O documento assinado por Kajuru e pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) também diz que "infelizmente", a dupla "acabou se envolvendo em lances polêmicos em algumas dessas partidas de 2023, assim como num clássico do Campeonato Paulista de 2024".

Seriam esses o gol marcado por Bruno Henrique na vitória contra o Botafogo por 2 a 1, o gol marcado por Praxedes na vitória do Vasco por 4 x 2 sobre o Fluminense, e o gol marcado por Endrick no clássico do Palmeiras empatado em 2 a 2 com o Corinthians, já nessa temporada.

"Isso posto, torna-se cristalino que o depoimento de Sua Senhoria servirá para que esta CPI conheça melhor os detalhes acerca da confecção da tabela de árbitros, bem como sobre o funcionamento do sistema de comunicação de VAR", consta no documento.

Além dos jogos citados, outra partida em que os árbitros estiveram juntos e que foi citada por John Textor nas últimas semanas foi a goleada do Palmeiras por 5 a 0 contra o São Paulo, no Allianz Parque.

Nesta terça-feira, o Botafogo enviou um ofício à CBF pedindo que Raphael Claus não apite o clássico deste domingo, quando o alvinegro enfrentará justamente o Flamengo. A informação foi dada pela coluna do Lauro Jardim.

Entre os membros já convidados pela CPI, sabe-se que a presidente do Palmeiras Leila Pereira irá depor nas próximas semanas. Nesse primeiro momento, há a expectativa de que a dirigente seja ouvida no dia 13 de maio.

Fonte: Agência O Globo
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir