No lançamento do calendário Rio 450 anos, ano que vem, no Palácio da Cidade, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, cometeu uma enorme gafe. Ao discursar sobre sobre desiguldade racial, Rubinho afirmou que uma pesquisa da Alerj descobriu que o pioneiro foi o Bangu e não o Vasco. Em seguida, o presidente da Fer escorregou numa piadinha ao chamar o Gigante da Colina de vice.
- O Vasco por muitos anos foi tido como o pioneiro na luta contra a desigualdade racial. Mas nos anos 2000, uma pesquisa feita pela Alerj (Assembleia Legislativa) descobriu que o pioneirismo foi do Bangu. Na época eu era o presidente do Bangu e fomos agraciados com uma medalha. Então, com todo o respeito, o Vasco é vice de novo - disse o presidente da Ferj.
Rubens Lopes é aliado do atual presidente do Vasco, Eurico Miranda. Os pares do presidente da Ferj alegam que ele não teve a intenção de debochar do clube vascaíno e muito menos atingir Eurico, mas que tratou-se de uma enorme gafe.
Na solenidade, com a presença do prefeito Eduardo Paes, foi divulgado que a bola do Campeonato Estadual levará a marca do Rio 450 anos e que o Hino da Cidade Maravilhosa tocará em jogos na cidade.