Futebol

Presidente do Grêmio articula volta de mata-mata ao Brasileiro

Figura ainda desconhecida no meio do futebol, o novo presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., percorreu diversos clubes desde que tomou posse, no último dia 10 de dezembro, para estreitar os contatos e sondar a receptividade a ideias que pretende colocar em prática nesta temporada. Segundo apurado pelo ESPN.com.br, uma delas promete acalorar as discussões: o fim dos pontos corridos e a volta dos mata-matas no Brasileiro.

Em contato com a reportagem, ele não nega a intenção de articular a mudança no sistema de disputa do campeonato.

Eleito com 6.398 mil votos (71,4%) no pleito tricolor para o biênio 2015/2016, Bolzan Jr. se mostra animado com o retorno que teve dos demais cartolas para evitar que o campeonato continue, segundo suas palavras, "chocho".

"A resposta tem sido muito mais positiva do que negativa. O pessoal quer um negócio novo. O cenário atual é complicado demais. É briga apenas por vaguinha na Libertadores, na Sul-Americana, para não cair. Não tem nem de longe a mesma emoção do mata-mata", afirma o presidente gremista.

A princípio, para encaminhar a ideia, seria necessário deixar de lado uma sensação de má vontade para com o clube existente entre seus correligionários e estabelecer uma linha de diálogo com a CBF. A pena sofrida pelo caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ainda não foi digerida por todos.

Romildo Bolzan Jr. descarta qualquer resquício do episódio internamente.

"Eu tenho exposto a questão dos playoffs e venho tendo receptividade de alguns para resgatá-los. Dá muito mais emoção, audiência e equilíbrio técnico no campeonato. Hoje, um clube dispara, fica ali no seu pedacinho na ponta e acabou tudo. O mata-mata estimula o torcedor e gera mais receita. É uma situação em que temos de nos organizar como clubes e definir interesses em comum. Seriam duas revisões: uma técnica e outra emocional. O campeonato atual é chocho", explica o dirigente.

Um dos principais nomes por trás da campanha vencedora de Bolzan Jr. no clube, Fábio Koff foi presidente do Clube dos 13.

O cartola não está sozinho: o presidente da federação baiana, Ednaldo Rodrigues, também sugeriu recentemente a volta dos mata-matas em projeto apresentado à CBF.

O formato atual foi lançado em 2003 é o mais duradouro da história dos Brasileiros. No período, o Cruzeiro foi o único campeão de fora do eixo Rio-São Paulo, com três títulos (2003, 2013 e 2014). Na última edição, o Grêmio chegou perto da classificação para a Libertadores, mas derrapou na reta final e deixou escapar a vaga.

Fonte: ESPN Brasil
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44