Futebol

Problema antigo no Vasco, laterais têm bom início na Colina

É somente o início de temporada, mas a sensação entre os torcedores é de que o Vasco encontrou soluções para um antigo problema: as laterais. Recém-contratados, Puma Rodriguez e Lucas Piton têm feito boas partidas, participado de gols e alimentam a esperança de que o clube, enfim, tenha resolvido uma velha carência.

Piton, inclusive, marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco na goleada por 5 a 0 contra o Resende, na quinta. No lance, tabelou com Figueiredo, invadiu a área e concluiu com categoria.

O repertório, no entanto, é mais amplo. Piton é um lateral técnico, agressivo taticamente e que participa com frequência das jogadas ofensivas do time de Maurício Barbieri. Contra a Portuguesa, duas rodadas atrás, ele já havia dado uma assistência para o gol de Nenê.

- Vou sempre tentar fazer o gol, dar a assistência e ajudar o time da melhor maneira possível. Tanto ofensiva quando defensivamente. Esse vai ser o meu trabalho – disse o lateral, após a partida contra o Resende.

Lucas Piton tem contrato com o Vasco até dezembro de 2026. O clube pagou aproximadamente R$ 16,6 milhões ao Corintianas por 60% dos direitos econômicos do lateral de 22 anos.

Para contratar Puma Rodríguez o Vasco teve que ir um pouco mais longe. O clube pagou cerca de cerca de 2 milhões de dólares (R$ 10,7 milhões) pelo lateral de 25 anos do Nacional de Montevidéu, que esteve na Copa do Mundo com o Uruguai.

Pumita, como é carinhosamente chamado, ainda não tem gols ou assistências, mas em campo tem se mostrado um lateral com bastante repertório ofensivo e vem agradando.

Além de ser um lateral agudo, com boa chegada ao fundo, contra o Resende o uruguaio fez duas boas jogadas que chamaram atenção. Avançou pela direita, cortou para o meio e chutou forte com a canhota. Por pouco não marcou seu primeiro gol pelo Vasco.

Talvez ainda seja cedo para chegar a conclusões definitivas, uma vez que a dupla fez somente cinco jogos e ainda não enfrentou adversários de Série A em jogos oficiais. Mas é fato que o início dos novos laterais vascaínos é promissor e deixa os torcedores animados, após anos com problemas na posição.

Há muito tempo o Vasco não tem laterais de destaque. Na direita, por exemplo, o último que caiu nas graças da torcida foi Pikachu, que saiu no início de 2021. Sua última boa temporada pelo clube, no entanto, foi em 2019, quando jogou a maior parte do ano como atacante. Do lado esquerdo, por sua vez, há mais de uma década o clube não tem um lateral que tenha deixado sua marca.

Fonte: GE
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário