Futebol

Programa compara aproveitamento de Zé Ricardo e Jorginho

Campeonato Brasileiro está na 16ª rodada, e, antes mesmo do fim do primeiro turno, mais da metade dos clubes trocou de treinador. Baseado em números, o Troca de Passes deste sábado, com os comentaristas Petkovic e Carlos Cereto, resolveu analisar se as mudanças foram ou não benéficas.

Alguns, como Corinthians, Fluminense e Botafogo, foram obrigados a trocar por conta das saídas dos antigos comandantes. Outros optaram pela demissão, mas nem todos se deram bem. Veja os comparativos:

Aproveitamentos dos técnicos na Série A (clubes com uma troca)

Foto: Reprodução da internetSerie A
Serie A

Nove clubes estão com o mesmo treinador desde o início do Brasileiro: Flamengo (Maurício Barbieri), São Paulo (Diego Aguirre), Atlético-MG (Thiago Larghi), Grêmio (Renato Gaúcho), Internacional (Odair Hellmann), Cruzeiro (Mano Menezes), Vitória (Vagner Mancini), Chapecoense (Gilson Kleina) e Paraná (Rogério Micale). Dois demitiram

Dois fizeram mudanças recentes: o Palmeiras demitiu Roger Machado e anunciou Felipão, enquanto o Santos teve Serginho Chulapa como interino após a saída de Jair Ventura e ainda busca um novo nome.

Veja os comentários sobre as mudanças:

CORINTHIANS (FABIO CARILLE - OSMAR LOSS)

Petkovic: "Quando você tem estruruta, organização e filosofia, aguenta o desmanche. O resultado de imediato pode não ser grande coisa, e nem deveria, senão dá uma imagem falsa. Mas o Corinthians está muito bem organizado, então não vai ter problemas"

VASCO (ZÉ RICARDO - JORGINHO)

Cereto: "Teve resultado importantíssimo contra o Grêmio, que dá confiança para torcida e jogadores. Não conseguiu reverter contra o Bahia na Copa do Brasil porque era muito difícil mesmo. Mas é pouco tempo para analisar se de fato é uma melhora concreta ou superficial"

FLUMINENSE (ABEL BRAGA - MARCELO OLIVEIRA)

Cereto: "Há uma diferença entre o desempenho e o resultado. O resultado melhorou, mas o desempenho continua mais ou menos o mesmo. Não dá para dizer que o time melhorou muito, são os resultados que estão acontecendo. Abel já não tinha mais leite para tirar da pedra"

BOTAFOGO (ALBERTO VALENTIM - MARCOS PAQUETÁ)

Cereto: "Contra o Corinthians, o Botafogo foi muito bem, perdeu o jogo. Contra o Flamengo foi muito mal e perdeu o jogo também. Mas mostra que é mais limitação do elenco, do time, do que propriamente o trabalho do Marcos Paquetá"

ATLÉTICO-PR (FERNANDO DINIZ - TIAGO NUNES)

Cereto: "A tendência é uma melhora no trabalho. Ele (Tiago) mudou tudo do Fernando Diniz, esquema de jogo, padrão, tudo. Tem que esperar um pouco para surtir efeito"

SPORT (NELSINHO BAPTISTA - CLAUDINEI OLIVEIRA)

Petkovic: "Eu acho que o Sport vai sofrer. Momento de queda, já perdeu do Vitória e agora pega o Flamengo fora de casa. Está a um jogo da zona de rebaixamento. É sofrimento"

AMÉRICA-MG (ENDERSON MOREIRA - RICARDO DRUBSCKY - ADILSON BATISTA)

Petkovic: "Adilson estava fora dos holofotes e voltou com muita vontade de trabalhar. Mas com menos de 10 jogos, 12, não adianta (analisar o trabalho)"

BAHIA (GUTO FERREIRA - CLAUDIO PRATES - ENDERSON MOREIRA)

Cereto: "Ele começa a ter resultado no Brasileiro porque chegou no meio da Copa do Mundo e com a decisão da Copa do Nordeste. Perdeu a final para o Sampaio Corrêa, mas a torcida já estava pegando no pé do Enderson com dois jogos"

CEARÁ (MARCELO CHAMUSCA - JORGINHO - LISCA)

Cereto: "Esse melhorou. Dá para cravar com certeza, pois o número de jogos do Lisca é o mesmo do Marcelo Chamusca. Já tirou o Ceará da lanterna do campeonato"

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário