Clube

Programas de sócios-torcedores sofre estagnação durante a Copa

Ninguém quis saber de futebol brasileiro enquanto rolava a Copa do Mundo, e os programas de sócios-torcedores dos clubes são um bom indício disso. Em um mês, os times da primeira divisão que participam do movimento capitaneado pela Ambev cresceram meros 0,10%.

O único que teve uma variação sensível foi o Sport, que caiu 16% nos números fornecidos pela cervejaria. Mas há uma explicação. “Na verdade o sistema da Ambev estava considerando sócios que não estavam adimplentes, pois não pagavam há mais de um mês, como adimplentes. Eu mesmo pedi para tirá-los. Nosso programa ganhou alguns sócios, perdeu outros, mas continuamos na mesma”, explica Gabriel Freire, vice-presidente de marketing.

Quem se saiu melhor neste período foi o Corinthians, cujo crescimento foi de 6,1%, e também o Atlético-MG, com 3,54% a mais, mas as variações foram de 2 mil a 3 mil sócios cada.

E quem comemora, apesar de ter aumentado em só 0,62% o número de sócios de 11 de junho a 13 de julho, é o Internacional. Os gaúchos ganharam cerca de 400 associados do fim da Copa até esta quinta-feira (17) e arredondaram 120 mil. É suficiente para tornar o Inter dono do maior quadro social das Américas, embora a quantidade do River Plate, que hoje diz ter “mais de 90 mil sócios”, não seja revelada de modo transparente e atualizado como no Brasil.

Veja abaixo as variações dos principais times:

Fonte: Máquina do Esporte
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33