Clube

Proposta de novo estatuto do Vasco estaria prevista para novembro

Comissão estatutária segue se reunindo, avança em temas importantes em proposta e tem previsão de votação para novembro

Motivo de muita expectativa em diversos setores, a comissão especial que está desenvolvendo o texto da nova proposta de reforma do estatuto do Vasco segue caminhando e progredindo em importantes questões. O Papo na Colina obteve um panorama geral do andamento da redação do texto. 

A Comissão Especial de Reforma do Estatuto Social do Vasco, presidida por Renato Brito, tem se reunido todas as terças-feiras por cerca de 3 horas para discutir e redigir o texto da reforma. A comissão tem tido importante apoio de Fernando Monfardini, Presidente da Comissão de Compliance da OAB/ES e autor do livro “Compliance no Futebol”.

A ideia é de que o novo estatuto seja mais democrático, aberto ao sócio, e incentive cada vez mais a profissionalização do clube, promovendo uma maior governança e dando mais autonomia a diretoria administrativa em sua gestão, melhorando os processos de controle, segundo Renato Brito.

O texto tem previsão de ir à votação do Conselho Deliberativo do Clube entre Outubro e Novembro deste ano e já tem diversos pontos, considerados polêmicos, acordados.

Também será proposta a responsabilização de gestores na pessoa física e no patrimônio por gestão temerária e vedar o conflito de interesse de pessoas que façam parte da diretoria e conselhos e prestem qualquer tipo de serviço remunerado ao clube.

Além disso, existe o desejo de dar maior governança aos empréstimos feitos ao clube por sócios, conselheiros e integrantes da diretoria administrativa.

A proposta também tem a intenção de dar mais autonomia para os conselhos, em especial o Conselho Fiscal, que atualmente é eleito junto da diretoria administrativa.

Antes da votação, a intenção da comissão é promover duas audiências públicas, como feito pelo Bahia, para que os sócios estatutários do clube possam opinar sobre a proposta. A intenção é de que sejam presenciais, mas as restrições pela pandemia podem mudar os planos, uma vez que as audiências sejam realizadas pouco antes do texto ser votado.

Temas relativos à imagem do clube, como bandeira e adoção das “Camisas Negras” como uniforme fixo também já foram apreciados e devem seguir no texto, assim como a proposta realizada na última gestão, mas que não foi a votação devido a uma liminar judicial.

Quanto às recentes mudanças no panorama do futebol brasileiro, relativas ao Projeto de Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), fontes próximas ao Papo na Colina informam que o estatuto permitirá a adesão do clube, mediante aprovação do Conselho Deliberativo. Um ponto que ainda será discutido é se o Vasco, como associação, obrigatoriamente manterá 51% das ações, em caso de mudança para “clube-empresa”.

Caso seja aceito pelo Conselho Deliberativo, o novo estatuto do Vasco irá à Assembleia Geral Extraordinária onde os sócios do clube irão aprovar, ou não, a proposta.

Fonte: Papo na Colina
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário