Futebol

Próximo adversário do Vasco, Corinthians divide baixo retrospecto no BR

Jogar longe de seus domínios é realmente algo complicado para qualquer equipe de futebol no mundo, mas em um campeonato de pontos corridos, é imprescindível que um time tenha, pelo menos, um desempenho razoável fora de casa para ter uma campanha consistente na competição.

Normalmente, equipes que brigam por títulos conseguem balancear suas campanhas com um forte desempenho dentro de casa, com um retrospecto notável como visitantes. Como exemplo do Brasileirão 2024, os três primeiros colocados - Flamengo, Botafogo e Palmeiras - são os melhores visitantes da competição. Do outro lado da tabela, a proporção é a mesma. Corinthians (17º), Grêmio (18º) e Fluminense (20º), três dos quatro times do Z4, têm as piores campanhas da competição na condição de visitante.

Em 17º, o Corinthians tem apenas dois pontos em oito jogos longe da Neo Química Arena. Até o momento, o time paulista não venceu nenhuma partida, perdeu seis e teve dois empates, com três gols marcados e incríveis 14 gols sofridos. Na próxima rodada, o Corinthians tem a chance de melhorar - ou piorar - o seu desempenho, quando enfrenta o Vasco, em São Januário.

Foto: editoria de arte

Já o Grêmio, que viveu a tragédia das chuvas do Rio Grande do Sul, tem jogos a menos na conta de partidas como visitante, mas tem uma das piores campanhas. Na 18ª posição do Brasileirão, o Tricolor gaúcho fez 6 jogos na condição de visitante, não venceu nenhuma partidas e fez apenas um ponto - um empate - com o Atlético-GO - e teve cinco derrotas, com três gols marcados e 10 sofridos. Até o final do primeiro turno, o Grêmio ainda terá mais dois jogos como visitante (São Paulo e Corinthians).

Por fim, o Fluminense, último colocado do Campeonato Brasileiro, é quem tem a pior campanha como visitante da competição. Foram sete partidas longe do Maracanã até aqui, e o Tricolor não pontuou. São sete derrotas consecutivas como visitante, marcando apenas dois gols e sofrendo 12. E o calvário do Fluminense terá um nível de dificuldade ainda maior nestas rodadas finais do primeiro turno, já que o Tricolor acabou de fazer um jogo como visitante - a derrota para o Fortaleza - e terá mais dois jogos seguidos longe do Rio de Janeiro - contra Criciúma e Cuiabá - até voltar a atuar como mandante contra o Palmeiras, no dia 24 de julho.

O Tricolor, inclusive, pediu formalmente à CBF o adiamento da partida contra o Cuiabá, calcado na regra de isonomia do Campeonato Brasileiro, onde uma equipe não pode fazer três jogos consecutivos como visitante. O motivo das três partidas seguidas longe de casa é o adiamento do duelo contra o Athletico-PR, pela 17ª rodada, anteriormente marcado para o dia 17 de julho, mas que teve que ser adiado por conta do clube paranaense ter uma partida do playoff da Copa Sul-Americana. A CBF ainda não respondeu a solicitação tricolor.

Fonte: Agência O Globo
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir