Imprensa

PVC comenta episódio na Ilha do Retiro: 'Se prevalecer a lógica...'

Se prevalecer a lógica do futebol brasileiro, a Ilha do Retiro não será interditada e o atacante Raniel não será suspenso pelo STJD. As duas coisas deveriam acontecer simultaneamente, embora os administradores do estádio sejam muito mais culpados do que um jogador que comemora seu gol.

O estádio é a casa do jogo. Esta residência precisa oferecer segurança. Só tem licença para funcionar se cumprir esta determinação básica, não se transformar uma arapuca para quem trabalha dentro dela. A Ilha do Retiro tornou-se uma armadilha na hora da invasão.

Tem de haver punição já. Anunciada preventivamente. O mesmo vale para o Castelão, onde gente poderia ter morrido, como aconteceu na Indonésia, duas semanas atrás.

Os Campeonatos Brasileiros estão perto demais de serem importantes no mundo, para espalharem tantas imagens trágicas, tristes, como se aqui fosse o quintal da desorganização. Ou como se mostrasse o que de fato é.

O maior pecado é a impunidade.

A Vila Belmiro foi palco de uma agressão -- foi mais do que uma tentativa -- ao goleiro Cássio, em pleno exercício de seu trabalho. Depois do episódio, já recebeu sete partidas. O invasor, Gabriel Andrade dos Santos, tem processo por tráfico de drogas, como publicado, e está solto.

O Santos, dono do estádio, foi multado em R$ 35 mil e terá de jogar duas partidas da próxima Copa do Brasil com portões fechados. A pena é ridícula.

César Saad, da delegacia do Futebol, garante que ele não tem conseguido entrar na Vila. E daí? A sensação de impunidade segue espalhada pelo país.

O final de semana teve invasão de campo na Ilha do Retiro e no Castelão. O presidente do STJD, Otávio Noronha, já tem em sua caixa de e-mails um pedido de interdição dos dois estádios. Vai virar novela das nove e terminar no Pantanal, onde o Cuiabá terá interesses particulares em rebaixar o Ceará.

Este país teve um jogo sem torcida, porque a Ressacada tem descrita a ruptura dos cabos para a utilização do VAR. Outro cancelado a três horas da partida, porque não haveria torcida visitante -- mas quantos já houve neste mesmo Brasileirão? Palmeiras x São Paulo jogaram com torcida única.

O Brasileiro da segunda maior média de público em quarenta anos é o da maior balbúrdia em uma década.

Fonte: Blog do PVC - ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário