Futebol

Quase iguais, Juve e Vasco duelam no sul

Alternando posições na \"busca de um mesmo objetivo\" no Campeonato Brasileiro, Juventude e Vasco se enfrentam no próximo sábado, às 16h, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois times estão muito próximos na classificação. O Vasco ocupa o oitavo lugar, com 22 pontos, enquanto o Juventude, com 20, vem logo atrás, em nono. Ambos próximos da disputa por uma vaga entre as quatro primeiras posições e na Copa Libertadores de 2007.

\"Todas as equipes estão buscando o mesmo objetivo e estamos trabalhando para isso\", disse o técnico Renato Gaúcho. Atualmente o Cruzeiro, com 26 pontos, é o quarto colocado do Brasileirão.

No entanto, enquanto pensam na principal competição continental na próxima temporada, Vasco e Juventude estiveram mais próximos de outro torneio internacional, a Copa Sul-Americana.

Após 15 rodadas, o Juventude esteve entre o quinto e o 11° lugar, região que classifica para a competição, em 12 delas, mas nenhuma vez entre os quatro primeiros. Já o Vasco, quarto lugar na segunda rodada, ficou na zona para a Sul-Americana em outras oito.

Com isso, as duas equipes estiveram próximos na tabela de classificação em vários momentos, trocando de posição três vezes. O time gaúcho esteve em vantagem na primeira rodada, mas os cariocas ficaram na frente entre a segunda e a quinta. Depois disso, o Juventude novamente esteve melhor colocado até a 13ª rodada, quando o Vasco, mais uma vez, o deixou para trás.

Tentando mais uma troca de posições com um concorrente direto, a equipe gaúcha tentará usar seu bom desempenho dentro de casa para conseguir vencer. Em oito jogos realizados no Alfredo Jaconi, o Juventude venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um, com aproveitamento de pontos de 70,83%.

O número, por enquanto, é superior ao conseguido no Brasileirão de 2005, quando a equipe alviverde somou 58,73% dos pontos disputados em casa. A boa campanha do Juventude em Caxias preocupa o técnico Renato Gaúcho, do Vasco.

\"É um time muito forte dentro de casa. Com o apoio da torcida deles, dificilmente eles perdem em Caxias\", comentou o comandante vascaíno. A única derrota até aqui do Juventude em seu estádio aconteceu diante da Ponte Preta, 1 a 0.

Curiosamente, a equipe de Campinas também está nas atuais estatísticas do Vasco. Foi contra a Ponte a última vitória vascaína fora do Rio de Janeiro. Depois disso, o time carioca perdeu para Goiás, Palmeiras e Paraná, empatando com o Fortaleza.

3-6-1 só de um lado
Ficou para outra partida a estréia do atacante Jean com a camisa do Vasco. A diretoria do clube carioca esperava até esta sexta a liberação por parte da CBF, mas a documentação do jogador ainda não foi regularizada.

Assim, o técnico Renato Gaúcho, que ainda esconde a escalação de seu time, deve utilizar novamente o esquema 3-6-1 numa partida fora de casa. Faioli, como já aconteceu na derrota para o Paraná, no último domingo, será o único atacante.

O meia Morais, com dores musculares, desfalca mais uma vez o Vasco. Abedi entra em seu lugar. Edílson e Wagner Diniz, lesionados, e Andrade, suspenso, também desfalcam a equipe vascaína no sul do país.

Já o técnico Ivo Wortmann, do Juventude, abandou o sistema de jogo adotado pelo rival. No treino desta sexta pela manhã, o treinador confirmou a entrada de Éder Ceccon no lugar de Leandrinho, formando dupla de ataque com Christian.

Na zaga, o zagueiro Fabrício volta após cumprir suspensão na derrota para o Vasco, enquanto o lateral-esquerdo Ernani, contratado do Marília, faz sua estréia. No meio, Lauro fica com a vaga de Walker, suspenso.

JUVENTUDE X VASCO

Data: 12/08/2006
Horário: 16h
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Ana Paula Oliveira (Fifa-SP) e Giovani César Canzian (SP)

Juventude
André; Wellington, Antônio Carlos, Fabrício e Ernani; Renan, Lauro, Fernando e Marcel; Éder Ceccon e Christian
Técnico: Ivo Wortmann

Vasco
Cássio; Paulão, Jorge Luiz e Fábio Braz; Claudemir, Ygor, Amaral, Ramón, Abedi e Diego; Faioli
Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Pelé.Net
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário