Mercado

Quem é e como joga Rwan Seco, atacante próximo do Vasco

A cerca de duas semanas da estreia no Brasileirão, o Vasco encaminha mais um reforço para a temporada. O atacante Rwan Seco está prestes a trocar o Santos pelo cruz-maltino por empréstimo. Em São Januário, o jovem que se destacou na Copinha de 2022 brigará por posição com Pedro Raul e oferecerá outras opções ofensivas para o técnico Maurício Barbieri.

Nascido em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, o atacante de 21 anos passou pelas categorias de base de Sport, Figueirense e Flamengo de Guarulhos — neste último, chamou a atenção do Peixe, que o contratou por empréstimo. Com veia artilheira, virou xodó na Vila Belmiro e se destacou no sub-20 e no sub-23 antes de ser contratado em definitivo naquele mesmo ano: foram R$ 700 mil pagos por 70% dos direitos de Rwan.

O destaque maior viria no ano seguinte: Rwan foi um dos destaques do Santos vice-campeão da Copinha de 2022. Em 9 jogos, o atacante marcou 6 gols e deu 2 assistências.

Dono de 1,87m de altura, Rwan é um centroavante de ofício, mas assim que subiu ao profissional do Santos, ainda em 2022, passou a ser testado em outras funções no ataque. Sua mobilidade lhe permite jogar fora da área, mas seus pontos fortes, até o momento atual da carreira, aparecem quando atua como referência. Quando esteve à frente do Santos, no ano passado, o técnico Fábio Carille elogiou a versatilidade do jogador.

"Era uma busca minha, gosto de um 9 mais móvel, por isso o Rwan Seco me agrada. Sabe sair da área, sabe armar", comentou à HBO Max.

Para o Vasco, o jovem oferece uma opção de porte físico semelhante ao de Pedro Raul, que também compartilha de mobilidade e jogo fora da área. Essa foi uma das principais demandas deste início de temporada do cruz-maltino, que tinha em Eguinaldo um reserva para o camisa 9, mas com características um pouco diferentes — além da pouca experiência na elite, com apenas 18 anos de idade.

Essa experiência, mesmo que curta, conta a favor de Rwan. O atacante será o 11º reforço do cruz-maltino da temporada, na mesma linha que a maioria das contratações anteriores: um jovem de bom potencial e valor agregado e com experiência no mais alto nível. O atacante tem 37 jogos e 5 gols na carreira profissional, sendo dois deles no Brasileirão, um na Copa do Brasil e outro na Libertadores. Este ano, marcou também em clássico contra o São Paulo, pelo Paulistão.

Fonte: Agência O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri