Futebol

”QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE”

Por Jared Calheiros
.
Campeonato de pontos corridos “é mais justo, sempre premia o time de melhor campanha”, etc., etc.. Este é o insistente discurso da mídia para justificar uma competição longa, enfadonha e que só serve para atender aos interesses da televisão.
Agora vocês estão vendo a outra face do monstro e de uma forma mais explícita: times entregam jogos para satisfazer suas torcidas e prejudicar os arqui-rivais.
.
Está chegando ao fim um Brasileirão onde tudo de ruim aconteceu e continua acontecendo: desde arbitragens duvidosas até resultados arranjados – e não foram poucos.
A imprensa faz vista grossa, faz questão de alardear que este é o “Campeonato Brasileiro mais emocionante dos últimos anos”.
As ditas “emoções” se concentram, particularmente, nas três últimas rodadas do campeonato – você tem dúvida de que a derradeira vai ser diferente? –, quando alguns times entregam jogos ou fingem estar jogando. Na realidade, nem sei quantas rodadas eu colocaria sob suspeita. Uma verdadeira palhaçada.
.
Você sabia? Com a debochada manchete “Doce derrota”, o jornal oficial do Corinthians “O Fiel” comemorou a derrota para o Flamengo.
Nem precisava o pasquim corintiano confirmar o que vimos em campo. Um zagueiro fazendo questão de chegar em segundo lugar na corrida para evitar o gol, um “fenômeno” desabando em campo ainda no começo do jogo, um goleiro não esboçando reação ao ver a bola passar a alguns centímetros de sua mão.
Para o Corinthians foi a forma escolhida a fim de afundar os outros paulistas. Para o futebol, mais uma total ausência de ética. Para o Brasileirão, a comprovação de um modelo de disputa vulnerável.
Se você achou pouco, ainda terá mais. Aguarde a versão gaúcha. Se você achou muito, pode ser ainda pior do que se imagina e a gente nem fica sabendo.
.
Você pode não ter percebido, mas até na parte de baixo existem dúvidas. Dizem que o Sport teria facilitado a vida do Fluminense perdendo o jogo de goleada (3 a 0) para prejudicar o Náutico, que ainda tinha chances de escapar do rebaixamento. Este foi o mesmo Sport que empatou com o Palmeiras no Parque Antarctica.
.
Um campeonato misto, a cartolagem - leia-se a TV - rejeita. Uma competição em que o campeão do turno decida com o do returno, idem. Então descartam todas as formas em que os times possam disputar a competição buscando a coisa mais normal num jogo que é a vitória.
Aí surgem os espertalhões e tiram proveito. A gritaria vai ser ensurdecedora. O resultado deverá ser duplamente comemorado. Pelo ganhador e pelo suposto perdedor (na prática não haverá perdedor). É tudo uma “armação ilimitada”, mas estão querendo dar um tom de normalidade. Fala sério !!!
.
”Quem não te conhece que te compre”

Fonte: SuperVasco
  • Sábado, 01/08/2026 às 17h30
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 0
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 15 (37,50%)
Empates 12 (30,00%)
Derrotas 13 (32,50%)
Total 40
Gols
Marcados 53 (53,54%)
Sofrido 46 (46,46%)
Total 99
Saldo 7
Cartões
Amarelos 77 (90,59%)
Vermelhos 8 (9,41%)
Total 85