Futebol

Questões extracampo poderiam estar influenciando desempenho do elenco

O diagnóstico inicial da diretoria e da comissão técnica passa por uma questão anímica, de comportamento dos jogadores, sobretudo em momentos em que o time sai atrás do placar.

O técnico Fernando Diniz, na entrevista coletiva e nos bastidores do vestiário, indicou que os jogadores precisam pensar grande, jogar como time grande, e entender cada vitória como uma obrigação de querer mais e vencer mais.

O comandante tenta implementar, além do trabalho tático, uma filosofia de costume pela vitória e incômodo pela derrota. No Vasco, a sensação foi de relaxamento após uma boa sequência de resultados positivos recentes. Atualmente, o time é décimo colocado, com 42 pontos.

Há outros motivos?

O blog apurou também se outras questões extracampo poderiam estar influenciando. Na parte física, a comissão técnica atesta que o trabalho de recuperação dos atletas vai muito bem.

Em termos administrativos, também não há pendências com o elenco. O Vasco pagou o último salário no dia certo, no começo do mês, antes do clássico contra o Botafogo.

A ausência de qualquer elemento externo que motive a queda é, por sua vez, um alento. Pois na retomada dos jogos contra o Grêmio, dia 19, depois da data Fifa, o time será bastante exigido.

Há uma sensação interna de que o encaixe da equipe levou a um desempenho melhor do que se esperava, e que é preciso manter um equilíbrio para que não haja uma oscilação como agora.

Também existe um diagnóstico de que o elenco melhorou após as últimas contratações e que eventuais desfalques pesam muito na estratégia de Diniz.

Na data Fifa, o Vasco ainda não sabe se poderá contar com Andres Gomes e Cuesta, convocados para a seleção da Colômbia, e Puma Rodriguez, na lista do Uruguai. Paulo Henrique, chamado por Ancelotti para a seleção brasileira, está suspenso, e é baixa certa.

O Vasco começou a semana atrás dos motivos que justificam a queda de produção no Brasileiro, que culminou com a terceira derrota seguida, esta em casa, para o Juventude, no último domingo.

Fonte: Blog Diogo Dantas - Globo Online
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13