Outros Esportes

Quinta na Colina especial de 20 anos do Vasco Futmesa

No próximo domingo (29/01/2023), a equipe de futmesa vascaína da modalidade 12 toques, fundadora do esporte no clube, fará um amistoso contra um Combinado do Rio de Janeiro. A partida será às 10h00 no Espaço Experiência, em São Januário, e a equipe adversária será formada por atletas do America, Flamengo, Fluminense e Friburguense. 

Combinado/RJ: Alessandro, Rogerinho e Rodolfo (Fluminense), Moacir e Ramos (America), Vinícius e Daniel (Friburguense) e Armando (Flamengo). 

Histórico da modalidade 12 toques no Vasco Futmesa 

Em seu primeiro ano, o futmesa cruz-maltino disputou apenas a regra Bola 12 Toques e estreou campeão logo em seu primeiro desafio, em 26.01.2003, quando venceu o Santos F.C. na disputa da Taça Interestadual por 54 a 45, na quadra do antigo Centro de Treinamento Vasco-Barra, surgindo um Gigante no Futmesa. No mesmo ano conquistou também o título Estadual Interclubes e da Copa FEFUMERJ.⁣ 

Compete em todas as regras internacionais do esporte e é o único clube do País que já conquistou títulos em todas as regras oficias do futebol de mesa. Na regra fundadora do Departamento, a Bola 12 Toques, é o maior campeão estadual com nove títulos, é o único clube campeão brasileiro individual em todas as categorias: infantil, juvenil, adulto e master, e bicampeão por equipes na categoria Adulto e tetracampeão no Master. Além é claro, dos títulos internacionais: tetracampeão sul-americano (2012-13-16-18) e bicampeão Mundial (2014-18). 

O Espaço Experiência 

Inaugurado em dezembro de 2021, o Espaço Experiência, construído no lugar da antiga Sala de Troféus do estádio, em parceria com a TIM, o IDEC e a Secretaria de Estado de Cultura é um local mais interativo, com recursos multimídia, além de informações históricas do Gigante da Colina e o torcedor pode ver mais de perto itens utilizados por grandes ídolos. 

A Experiência começa com diversas fotos da construção de São Januário, maior estádio da América Latina em 1927, e relembra a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama e do surgimento do futebol. Em seguida, o espaço é destinado aos grandes ídolos do futebol, como Roberto Dinamite, Barbosa, Ademir Menezes, Edmundo, Romário, Juninho Pernambucano, Marta, Pretinha, entre outros. Dois itens históricos chamam atenção: as chuteiras de Dinamite (utilizada no Jogo da Chuva, em 1981) e Russinho (craque do Vasco e da Seleção Brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo em 1930). 

E não para por aí. Os títulos do Sul-Americano de 1948 e da Libertadores de 98 ganham um espaço especial junto com outras taças internacionais conquistadas pelo Vasco. As taças dos torneios continentais estarão expostas em uma bola gigante, onde o visitante poderá olhar por um vidro para dentro dela e conseguirá ver jornais contando os títulos e fatos históricos do Cruz-maltino. 

Outras modalidades, como o futebol de mesa, também têm seus espaços especiais. O Remo, esporte fundador do Clube, é bem destacado, com a história da Taça Jardim Botânico, a primeira conquistada pelo Clube, em 1904, além de outros momentos importantes da história. Um barco double-skiff histórico está em exposição. O Basquete destaca ídolos como Janeth, Vargas e Charles Byrd, além da história da MC Donald´s Championship de 1999 e do bicampeonato Sul-Americano (98 e 99). No Atletismo, o grande homenageado é o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, único atleta brasileiro no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Também merecem destaque os medalhistas olímpicos e paralímpicos do Vasco da Gama, clube brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos. No futebol de mesa estão expostos o troféu do título mundial de 2014 e alguns sul-americanos, brasileiros e estaduais. 

Fonte: Fefumerj
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri