Futebol

Rafael Paiva explica formação de jogadores que foram improvisados

Técnico do Vasco, Rafael Paiva festejou bastante a vitória por 2 a 1 sobre o Internacional na noite deste domingo, no Beira-Rio, pela 15ª rodada do Brasileirão. Mesmo repleta de desfalques, a equipe conseguiu seus primeiros pontos fora de casa na competição e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento.

- Estou extremamente feliz e satisfeito pelo que a gente tem construído - afirmou ele.

- Jogo com muitos desfalques, mas fomos pela linha de oportunidade para outros jogadores que precisavam provar, tanto para a torcida quanto para eles mesmo, que eles têm capacidade. Os meninos da base não eram diferentes, eles têm boa experiência. Vieram totalmente motivados. Ficamos felizes que deu tudo certo no final, com os três pontos. Muito difícil de jogar aqui, Inter é muito forte. Tudo está caminhando bem, agora é manter a humildade para seguir assim - completou.

O Vasco foi a Porto Alegre sem quatro jogadores considerados titulares suspensos pelo terceiro cartão amarelo: Maicon, Lucas Piton, Hugo Moura e David. Além disso, perdeu mais uma vez o meia Payet por lesão.

Rafael Paiva explicou que, diante desse cenário, mesmo com jogadores improvisados em algumas posições, o que ele cobra é a aplicação tática.

- A gente tenta sempre uma estrutura em que a gente consiga jogar, mas muito em cima do que o adversário nos passa. Tento passar aos atletas para não ficarmos presos na estrutura de jogo, o que eu cobro deles é a função. Alguns jogadores estamos testando em lugares do campo, e o grupo tem respondido bem. Alguns jogadores fora de posição, mas cumprindo função. Isso é o mais importante. Saber defender, balançar, qual espaço atacar... Tem sido em cima disso a nossa construção. Ter clareza o que fazer com a bola, sem a bola, independentemente da estrutura - disse.

O Inter foi muito melhor no primeiro tempo e foi par ao intervalo com 60% de posse de bola e sete finalizações contra duas do Vasco. Paiva diz que a equipe, nesses momentos, precisa "se doar mais".

- Eu estou muito tranquilo, muito satisfeito com o que estamos construindo. Consigo ver a minha cara no que a equipe está fazendo, isso para mim é muito satisfatório. Vindo com vitória, pontos na maioria dos jogos. Isso é fundamental. A gente não abre mão disso, temos que competir, brigar, principalmente quando a gente não estava no melhor momento. A gente tinha que se doar mais. Para pontuar, precisa jogar com a bola, precisava terminar as jogadas com mais qualidade e é isso que estamos tentando construir. Passo a passo, jogo a jogo. Sem perder nossa competitividade, a nossa garra. É refinar cada vez mais o que estamos fazendo para continuar tentando prosperar na tabela.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Grêmio Grêmio 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,33%)
Empates 19 (30,16%)
Derrotas 23 (36,51%)
Total 63
Gols
Marcados 86 (51,50%)
Sofrido 81 (48,50%)
Total 167
Saldo 5
Cartões
Amarelos 136 (94,44%)
Vermelhos 8 (5,56%)
Total 144