Futebol

Rafael Paiva explica mudança de sistema contra o Athletico-PR

O Vasco sofreu a quarta derrota seguida no Brasileirão. Depois de perder para o Athletico Paranaense por 1 a 0, na Ligga Arena, em Curitiba, Rafael Paiva, técnico interino, lamentou a expulsão de Hugo Moura aos 15 minutos. O treinador disse que o volante se perdeu pelo quique da bola no gramado.

— Muda muita coisa, é muito difícil você prever que isso vai acontecer. São circunstâncias do jogo. Aqui, qualquer adversário acredito que sofra muito no início do jogo pela velocidade da bola, pelo quique da bola. Foi isso que aconteceu também. Ele se perdeu um pouquinho no tempo da bola na hora que ela quicou, e estrategicamente você tem que entender o jogo rápido, com um a menos — disse o treinador interino do Vasco, que completou:

— A gente teve que entender onde o Athletico ia tentar buscar a vantagem numérica, mas é um time muito inteligente, movimentou bastante. Gerou espaço tanto pelo lado do campo, com cruzamentos, quanto as bolas por dentro, e a gente teve que perceber o jogo para tentar se equilibrar melhor. Acho que a gente sofreu mais nos dez, 15, 20 minutos depois da expulsão, mas depois a gente conseguiu perceber o jogo e se equilibrou melhor para se defender, principalmente no segundo tempo.

Rafael Paiva apostou em mudanças no esquema tático em relação ao primeiro jogo dele no Vasco. Contra o Fortaleza, a equipe vascaína defendeu com três zagueiros e dois meias, em um 5-2-3. Neste domingo, na Ligga Arena, o Vasco entrou em campo com um 4-3-3.

— A ideia era deixar a área mais preenchida e equilibrar mais o nosso jogo, com a nossa fase ofensiva. Contra o Fortaleza, tivemos um grande jogo. A ideia era trancar os corredores, ter a área mais preenchida. Hoje precisavámos ter um controle maior do jogo com o 4-3-3. Defender bem, mas ter boa posse e buscar os ataques.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir