Futebol

Rafael Paiva sai em defesa de zagueiro após o Vasco não levar gol

Além da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, a vitória sobre o Atlético-GO por 1 a 0 teve como ponto positivo a atuação da defesa. A dupla de zaga fez jogo muito seguro, e o Vasco voltou a não sofrer gol depois de quatro jogos sendo vazado.

A última vez em que o Vasco não havia sofrido gols foi justamente contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão, no dia 17 de julho. Depois, o time foi vazado por Atlético-MG, Grêmio, Atlético-GO e Red Bull Bragantino.

Últimos cinco jogos do Vasco:

  • Atlético-MG 2x0 Vasco
  • Grêmio 1x0 Vasco
  • Atlético-GO 1x1 Vasco
  • Vasco 2x2 Red Bull Bragantino
  • Vasco 1x0 Atlético-GO

Os resultados e as más atuações recentes fizeram a torcida perder a paciência com os zagueiros, principalmente com Léo, que falhou em gols do Inter e do Bragantino. Na terça-feira, os vascaínos deram trégua nos protestos contra o jogador, e ele foi defendido pelo técnico Rafael Paiva.

- Nossa defesa é sempre muito contestada. Independentemente de quem entra ali, mas principalmente o Maicon e o Léo, eles têm peso maior em cima deles. O Léo é extremamente profissional, é um jogador de um profissionalismo exemplar. Realmente, ele falhou no lance do gol do Bragantino. Para o zagueiro e para o goleiro uma falha fica muito mais marcada. A gente tem errado também no ataque, no meio, nas laterais, só que às vezes passa muito mais despercebido que o erro de um zagueiro e de um goleiro - disse o treinador, que completou:

- O Léo é um jogador muito experiente, está muito acostumado com essa situação, principalmente aqui dentro do Vasco. A gente confia nele, é um zagueiro rápido, que gosta do combate físico. Tem capacidade de conduzir a bola em velocidade e ele sabe que joga no limite do erro. Estar no Vasco é jogar no limite do erro. Nós temos uma torcida que nos cobra bastante e a gente tenta manter sempre o nível de atenção altíssimo. Não tem como você se acomodar aqui dentro.

O Vasco tem a terceira pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 31 gols sofridos, e fica atrás apenas de Atlético-GO (35) e Vitória (32).

Para o clássico contra o Fluminense, no sábado, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, o Vasco deverá ter o retorno de João Victor. Recuperado de lesão no joelho direito, o zagueiro tem boas chances de voltar a ser relacionado após mais de um mês fora.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117